Martírio
É aquele que faz o papel do bom moço. Está sempre disposto a “sacrificar-se para ajudar” os outros, mesmo que para isso tenha que passar por cima de suas necessidades. Não é capaz de dizer não. Por isso, todo mártir está, quase sempre, envolvido com uma ou mais “vítimas” para serem socorridas, atendidas por ele.
Quem observa apenas a aparência, acha que ele é uma pessoa carismática, muito boa, sempre disposta a ajudar os outros. Mas, analisando a situação sem máscaras, percebe-se que o mártir bonzinho é apenas um indivíduo buscando compensar os sentimentos negativos que detêm e, por se sentir inferior aos demais devido a esses sentimentos, procura disfarçá-los fazendo tudo para os outros, para com isso ser aceito e querido por eles.
Para sermos realmente bons, é necessário aceitar e transmutar as negatividades do ego, e não simplesmente escondê-las atrás de uma máscara.
Do livro: PSICOTERAPIA À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS
Alírio de Cerqueira Filho
3 comentários:
Belo texto amiga.Passe a semana no amor e na luz.
Denise querida,
Pois é, por isto que já pego no ar quando percebo pessoas assim.... Energia não tem como mascarar.
Parabéns por suas séries de postagens, estão fantásticas.
Um grande beijo em seu coração!!!
Lú
Ola! Denise
sei que minha visitinha está um pouco alongada, mas devido a outros afazeres não foi possível, mas estou aqui para conferir e dizer que amei!!!
os assuntos que vc aborda são para mim essenciais , virei sempre para conferir.
Fique com o mestre MAIOR "JESUS", te iluminando sempre.
Bjs e carinho,
Teresa
Postar um comentário