- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


terça-feira, 7 de maio de 2013

SAUDAÇÕES

Toda saudação deve basear-se em pensamentos de paz e alegria.
Pense no seu contentamento quando alguém lhe endereça palavras de afeto e simpatia, e faça o mesmo para com os outros.
Mobilize o capital do sorriso e observará que semelhante investimento lhe trará preciosos rendimento de colaboração e felicidade.
Uma frase de bondade e compreensão opera prodígios na construção do êxito.
Auxilie aos familiares com a sua palavra de entendimento e esperança.
Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia, à maneira do Sol:  esquecendo a sombra e brilhado de novo.

Fonte: Sinal Verde – Chico Xavier/André Luiz


x_3c9af347

segunda-feira, 6 de maio de 2013

ENTUSIASMO


Com entusiasmo confia e seve, luta e ama, alegra-se e mantém-te em paz.
            Com entusiasmo ajuda o teu próximo, compreendendo-lhe a posição, quando se te faça inamistoso, agressivo, perturbador.
            Torna-te exemplo de paz e o teu entusiasmo se transformará em uma sinfonia que sensibilizará outros corações em expectativa e em incerteza a respeito da vida.
            Canta com entusiasmo a sublime balada que se encontra na fé em Deus, e as ocorrências funestas serão transformadas em bênçãos de harmonia pelo teu percurso de crescimento espiritual.

Do livro: Entrega-te a Deus
Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis


x_3c9af347

domingo, 5 de maio de 2013

CHAMAMENTO E SERVIÇO

Cada criatura na Terra guarda consigo o título adequado com que a vida lhe assinala a tarefa pessoal e intransferível.
O professor que ensina.
O médico que redime a saúde.
O sacerdote que orienta os interesses do espírito.
O juiz que preserva o direito.
O artista que plasma o sentimento.
O construtor que levanta o templo do lar.
O operário que atende ao trabalho a que se destina.
O semeador que assegura a bênção do pão.
Aqui é o título do pai de família, definindo os sacrifícios que um homem é constrangido a fazer no reduto doméstico, além é a missão de amor conferida à mulher na posição de mãe e esposa, irmã e enfermeira, educadora e socorrista, amparando corações abatidos e sustentando almas frágeis.
Não julgues que os chamados para a edificação do Reino de Deus atinja simplesmente as pessoas categorizadas no plano da atividade religiosa.
A conscrição do Evangelho abrange a todos.
Todos somos convidados pelos desígnios do Senhor, a expressar-nos, através dos acontecimentos e circunstâncias da marcha humana, para o ministério que a Humanidade exige de nós, em favor do concerto da paz, em seus mecanismos, que devem gerar o progresso e o bem para todas as criaturas.
Satisfaze, desse modo, ao serviço imediato que a hora te apresenta, na certeza
de que as obrigações retamente cumpridas são os únicos degraus para a verdadeira ascensão.
Não procures os cimos do mundo ao preço de mentira e de astúcia, porque ninguém trai os imperativos da vida.
Debalde o despotismo guardará o poder e em vão a sovinice conservará o ouro
da Terra, de vez que amanhã o toque simples da enfermidade ou da morte, situará o ímpio e o onzenário no lugar que lhes é próprio.
Atende com amor e perseverança ao chamamento do Céu, que te confiou essa
ou aquela obra a fazer, ainda mesmo que isso te imponha temporais de lágrimas ao campo do coração, porquanto, somente com o dever irrepreensivelmente executado candidatar-te-ás à eleição para as obras sublimes da Vida Maior.
Pelo idioma do serviço que produzas, chamarás a ti, sem palavras, novos companheiros que te possam auxiliar e compreende.

Emmanuel

Fonte: Irmão – Chico Xavier/Espíritos Diversos

x_3c9af347

sábado, 4 de maio de 2013

EM SILÊNCIO


"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos do Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus." - Paulo. (EFÉSIOS, 6:6.)

Se sabes, atende ao que ignora, sem ofuscá-lo com a tua luz.
Se tens, ajuda ao necessitado, sem molestá-lo com tua posse.
Se amas, não firas o objeto amado com exigências.
Se pretendes curar, não humilhes o doente.
Se queres melhorar os outros, não maldigues ninguém.
Se ensinas a caridade, não te trajes de espinhos, para que teu contacto não
dilacere os que sofrem.
Tem cuidado na tarefa que o Senhor te confiou.
É muito fácil servir à vista. Todos querem fazê-lo, procurando o apreço dos homens.
Difícil, porém, é servir às ocultas, sem o ilusório manto da vaidade.
É por isto que, em todos os tempos, quase todo o trabalho das criaturas é dispersivo e enganoso. Em geral, cuida-se de obter a qualquer preço as gratificações e as honras humanas.
Tu, porém, meu amigo, aprende que o servidor sincero do Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais, com o Senhor, no divino silêncio do espírito...
Vai e serve.
Não te dêem cuidado as fantasias que confundem os olhos da carne e nem te consagres aos ruídos da boca.
Faze o bem, em silêncio.
Foge às referências pessoais e aprendamos a cumprir, de coração, a vontade de Deus.

Fonte: Vinha de Luz – Chico Xavier/Emmanuel


x_3c9af347

sexta-feira, 3 de maio de 2013

INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS SAGRADOS


“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de
particular interpretação.” — (2ª EPÍSTOLA A PEDRO, capítulo 1, versículo 20.)

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sua luz imperecível brilha sobre os milênios terrestres, como o Verbo do princípio, penetrando o mundo, há quase vinte séculos.
Lutas sanguinárias, guerras de extermínio, calamidades sociais não lhe modificaram um til nas palavras que se atualizam, cada vez mais, com a
evolução multiforme da Terra. Tempestades de sangue e lágrimas nada mais fizeram que avivar-lhes a grandeza. Entretanto, sempre tardios no aproveitamento das oportunidades preciosas, muitas vezes, no curso das existências renovadas, temos desprezado o Caminho, indiferentes ante os patrimônios da Verdade e da Vida.
O Senhor, contudo, nunca nos deixou desamparados.
Cada dia, reforma os títulos de tolerância para com as nossas dívidas; todavia, é de nosso próprio interesse levantar o padrão da vontade, estabelecer disciplinas para uso pessoal e reeducar a nós mesmos, ao contacto do Mestre Divino. Ele é o Amigo Generoso, mas tantas vezes lhe olvidamos o conselho que somos suscetíveis de atingir obscuras zonas de adiamento indefinível de nossa iluminação interior para a vida eterna.
No propósito de valorizar o ensejo de serviço, organizamos este humilde trabalho interpretativo, sem qualquer pretensão a exegese.
Concatenamos apenas modesto conjunto de páginas soltas destinadas a meditações comuns.
Muitos amigos estranhar-nos-ão talvez a atitude, isolando versículos e conferindo-lhes cor independente do capítulo evangélico a que pertencem. Em certas passagens, extraímos daí somente frases pequeninas, proporcionando-lhes fisionomia especial e, em determinadas circunstâncias, as nossas considerações desvaliosas parecem contrariar as disposições do capítulo em que se inspiram.
Assim procedemos, porém, ponderando que, num colar de pérolas, cada qual tem valor específico e que, no imenso conjunto de ensinamentos da Boa Nova, cada conceito do Cristo ou de seus colaboradores diretos adapta-se a determinada situação do Espírito, nas estradas da vida. A lição do Mestre, além disso, não constitui tão-somente um impositivo para os misteres da adoração. O Evangelho não se reduz a breviário para o genuflexório. É roteiro imprescindível para a legislação e administração, para o serviço e para a obediência. O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino.
Muitos discípulos, nas várias escolas cristãs, entregaram-se a perquirições teológicas, transformando os ensinos do Senhor em relíquia morta dos altares de pedra; no entanto, espera o Cristo venhamos todos a converter-lhe o evangelho de Amor e Sabedoria em companheiro da prece, em livro escolar no aprendizado de cada dia, em fonte inspiradora de nossas mais humildes ações no trabalho comum e em código de boas maneiras no intercâmbio fraternal.
Embora esclareça nossos singelos objetivos, noto, antecipadamente, ampla perplexidade nesse ou naquele grupo de crentes.
Que fazer? Temos imensas distâncias a vencer no Caminho, para adquirir a Verdade e a Vida na significação integral.
Compreendemos o respeito devido ao Cristo, mas, pela própria exemplificação do Mestre, sabemos que o labor do aprendiz fiel constitui-se de adoração e trabalho, de oração e esforço próprio.
Quanto ao mais, consola-nos reconhecer que os Textos Sagrados são dádivas do Pai a todos os seus filhos e, por isso mesmo, aqui nos reportamos às palavras sábias de Simão Pedro: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.”
EMMANUEL
Pedro Leopoldo, 2 de setembro de 1948.

Fonte: CAMINHO, VERDADE E VIDA
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER/EMMANUEL


Comentários Haroldo Dutra Dias:
Declaração de princípio, os textos sagrados são patrimônio da humanidade. O roteiro para a interpretação de toda a escritura. É a vida de Jesus. É na sua exemplificação que nós encontramos a chave para entender o que Ele e seus colaboradores disseram.
Cada frase do Evangelho representa um norte para determinada situação do espírito nas estradas da vida.



x_3c9af347

quinta-feira, 2 de maio de 2013

EVOLUÇÃO DA ALMA ANIMAL

Se o animal não tem carma, não tem débitos a acertar, como se processa a sua evolução?
            Carma é um conceito indu que se relaciona à lei de causa e efeito, mas este conceito budista é diferente do que entendemos como lei de causa e efeito, pois de nenhum modo pode ser modificado ou aliviado. Equivaleria à lei de Moisés: “Olho por olho e dente por dente”. Errou, tem de pagar. No conceito espírita, o importante é o aprendizado e não o castigo. De qualquer modo o importante é salientar que a evolução é independente de carma. Tudo no universo é dinâmico e evolui. Somente o ser humano e outros seres com o mesmo grau de consciência necessitam quitar suas dívidas antes de retomar seu caminho evolutivo.
            O Espírito de Verdade disse em O Livro does Espíritos que tudo na natureza se encadeia e tende à unidade, isto é, tudo evolui, mas nem tudo que evolui precisa passar pelas leis de ação e reação para isso. O Espírito de Verdade disse também que tudo tem o mesmo ponto de partida e terá o mesmo fim, isto significa que, independentemente de carma ou não, evolímos desde nossa criação como seres simples e ignorantes rumo aos pontos altos da evolução. Indo do átomo ao arcanjo.
            Crer que somente se evolui por meio do carma é como crer que somente o devedor evolui e isso não pode ser. O devedor é aquele que tem débitos a quitar e por isso está paralisado em sua evolução e somente a retomará após quitar o que deve à sua própria consciência. Todos os seres do universo evoluem, independentemente de existir ou não esta lei, mas podem se estagnar quando atingem a fase humana por contraírem tais dívidas.

Fonte: A Espiritualidade dos Animais – Marcel Benedeti


x_3c9af347

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ORGULHO II


               
A autêntica relação de ajuda entre as pessoas consiste em estimular a independência e a individualidade, nada se pedindo em troca. Ninguém deverá ter a pretensão de ser salvador das almas.
                A compulsão de querer controlar a vida alheia é fruto de nosso orgulho.
                O ser amadurecido tem a habilidade perceptiva de diagnosticar os processos pelos quais a evolução age em nós; portanto, não controlam, mas sim cooperam com o amor e com a liberdade das leis naturais.
                Nenhuma pessoa pode realizar a tarefa de outra. As experiências pelas quais passamos em nossa jornada terrena são todas aquelas que mais necessitamos realizar para nosso aprimoramento espiritual.
                Muitos de nós convivemos, outros ainda convivem, com indivíduos que tentam cuidar  de nosso desenvolvimento espiritual, impondo controle excessivo e disciplina perfeccionista, não respeitando, porém, os limites de nossa compreensão e percepção da vida.
                São censuradores morais, incapazes de compreender as dificuldades alheias, pois não entendem que cada alma apenas pode amadurecer de acordo com o grau de desenvolvimento de seu potencial interno.
                Não se tem notícias de que Jesus impusesse cobranças ou tivesse promovido convites insistentes ao crescimento das almas. Teve como missão, na Terra, ensinar-nos serenidade e harmonia, para entrarmos em comunhão com Deus em nós.
                Confiava plenamente no Sábio e Amoroso Poder que dirige o universo e, portanto, respeitava os objetivos da natureza, que age no comportamento humano, desenvolvendo-o de muitas maneiras. Sabia que a evolução ocorre de modo inevitável, recebendo ou não ajuda dos homens.
                O Mestre entendia que, se combatêssemos e lutássemos contra nossos erros, poderíamos potencializá-los. Nunca usava de força e imposição, mas de uma técnica para que pudéssemos desenvolver a virtude oposta.
                Não censura ou critica a atitude inadequada, mas propicia o desenvolvimento da autoconfiança, para que a pessoa encontre por si mesma seus valores internos.
                Nunca amadureceremos, se deixarmos os outros pensarem por nós e determinarem nossas escolhas.
                Não é a ajuda real, a que se referia Jesus, a crítica moralista, o desejo de reformar os outros, o controle do que se deve fazer ou não fazer. Antes, tais comportamentos revelam os traços de caráter dos indivíduos orgulhosos e ainda distanciados da autêntica cooperação no processo de evolução – que não os deixam perceber  que ocorre naturalmente na intimidade das criaturas.

Do livro: As Dores da Alma – Francisco do Espírito Santo Neto/Hammed         


x_3c9af347