- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


terça-feira, 22 de maio de 2012

HISTÓRIA - O Sítio e a Vaca


Um filósofo passeava por uma floresta com um discípulo, conversando sobre a importância dos encontros inesperados. Segundo o mestre, tudo que está diante de nós nos dá uma chance da aprender ou ensinar.
                Neste momento, cruzavam a porteira de um sítio que, embora muito bem localizado, tinha uma aparência miserável.
                - Veja este lugar – comentou o discípulo. – O senhor tem razão: acabo de aprender que muita gente está no Paraíso, mas não se dá conta, e continua a viver em condições miseráveis.
                - Eu disse aprender e ensinar – retrucou o mestre. – Constatar o que acontece não basta: é preciso verificar as causas, pois só entendemos o mundo quando entendemos as causas.
                Bateram à porta, e foram recebidos pelos moradores: um casal e três filhos, com as roupas rasgadas e sujas.
                - O senhor está no meio desta floresta e não há qualquer comércio nas redondezas – disse o mestre para o pai de família. – Como sobrevivem aqui?
                E o senhor, calmamente, respondeu:
                - Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos um trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos; com a outra parte, nós produzimos queijo, coalhada, manteiga para o nosso consumo. E assim vamos sobrevivendo.
                O filósofo agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, e foi embora. No meio do caminho, disse ao discípulo:
                - Pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente, e jogue-a lá em baixo.
                - Mas ela é a única forma de sustento daquela família!
                O filósofo permaneceu mudo. Sem ter outra alternativa, o rapaz fez o que lhe era pedido, e a vaca morreu na queda.
                A cena ficou marcada em sua memória. Depois de muitos anos, quando já era um empresário bem sucedido, resolveu voltar ao mesmo lugar, contar tudo à família, pedir perdão e ajudá-los financeiramente.
                Qual foi sua surpresa ao ver o local transformado num belo sítio, com árvores floridas, carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a família humilde tivera que vender o sítio para sobreviver. Apertou o passo, e foi recebido por um caseiro muito simpático.
                - Para onde foi a família que vivia aqui há dez anos? – perguntou.
                - Continuam donos do sítio – foi a resposta.
                Espantado, ele entrou correndo na casa, e o senhor o reconheceu. Perguntou como estava o filósofo, mas o rapaz estava ansioso demais para saber como conseguira melhorar o sítio e ficar tão bem de vida:
                - Bem, nós tínhamos uma vaca, mas ela caiu no precipício e morreu – disse o senhor. – Então, para sustentar minha família, tive que plantar ervas e legumes. As plantas demoravam a crescer, e comecei a cortar madeira para venda. Ao fazer isso, tive que replantar as árvores, e necessitei comprar mudas. Ao comprar mudas, lembrei-me da roupa de meus filhos, e pensei que podia talvez cultivar algodão. Passei um ano difícil, mas quando a colheita chegou, eu já estava exportando legumes, algodão, ervas aromáticas. Nunca havia me dando conta de todo o meu potencial aqui: ainda bem que aquela vaquinha morreu!

Coluna do Paulo Coelho
Revista Bem Estar de 25/09/2011 – jornal Diário da Região
São José do Rio Preto

Glitter Symbols - ImageChef.com

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

É assim. Muitas vezes reclama-se da vida, que não se tem sorte, que nada vai pra frente.Mas, na verdade se está acomodado, esperando que tudo "caia do céu". Todo mundo tem potencial para desenvolver e viver bem.
Já conhecia, a história da vaquinha, li há muito tempo, na coluna do Paulo Coelho, no O Globo, ou na Folha de S. Paulo. Muito bom, para reflexão, para nos impulsionar para a frente, vencer os obstáculos.

Um abraço, Denise,
da Lúcia