- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 12 de janeiro de 2014

ENDIREITAI OS CAMINHOS


“Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” — João Batista. (JOÃO, 1:23)

A exortação do Precursor permanece no ar, convocando os homens de boa-vontade à regeneração das estradas comuns.
Em todos os tempos, observamos criaturas que se candidatam à fé, que anseiam pelos benefícios do Cristo. Clamam pela sua paz, pela presença divina e, por vezes, após transformarem os melhores sentimentos em inquietação injusta, acabam desanimadas e vencidas.
Onde está Jesus que não lhes veio ao encontro dos rogos sucessivos? Em que esfera longínqua permanecerá o Senhor, distante de suas amarguras?
Não compreendem que, através de mensageiros generosos do seu amor, o Cristo se encontra, em cada dia, ao lado de todos os discípulos sinceros.
Falta-lhes dedicação ao bem de si mesmos. Correm ao encalço do Mestre Divino, desatentos ao conselho de João: “endireitai os caminhos”.
Para que alguém sinta a influência santificadora do Cristo, é preciso retificar a estrada em que tem vivido. Muitos choram em veredas do crime, lamentam-se nos resvaladouros do erro sistemático, invocam o céu sem o desapego às paixões avassaladoras do campo material. Em tais condições, não é justo dirigir-se a alma ao Salvador, que aceitou a humilhação e a cruz sem queixas de qualquer natureza.
Se queres que Jesus venha santificar as tuas atividades, endireita os caminhos da existência, regenera os teus impulsos. Desfaze as sombras que te rodeiam e senti-Lo-ás, ao teu lado, com a sua bênção.

Fonte: CAMINHO, VERDADE E VIDA
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER/EMMANUEL
imagem: andreolitv.wordpress.com

Comentário Haroldo Dutra Dias:

Nesse versículo, Emmanuel comenta a tarefa de João Batista, o precursor do Cristo. João Batista, na sua pregação firme e resoluta, no deserto da Judéia, conclamava a existência a endireitar os caminhos, lembrando a antiga profecia de Isaias, aliás, lembrando as tradições do povo hebreu, que sempre falaram de caminhos retos e de veredas tortuosas. O próprio Salmo 1 fala do caminho do bem e da maldade, dos caminhos retos e dos caminhos tortuosos. E a profecia de Isaias nos conta que o Messias prometido viria para eliminar os montes e as crateras, nivelando as estradas, endireitando as veredas. E tornando a caminhada reta, uniforme, sem percalços, tranqüila e pacífica. É por essa razão que Jesus coloca à frente do seu trabalho o grande precursor, conclamando todos nós, todas as nossas consciências, ao trabalho inadiável da retificação, da regeneração dos nossos caminhos, das nossas emoções, dos nossos desejos e do nosso pensamento. Trilhando caminhos retos, nós perceberemos a presença de Jesus de forma mais intensa. Não que Ele não esteja ao nosso lado, não que Ele não nos ampare com seu amor. Não se trata da ação de Jesus, mas da nossa capacidade de percebê-Lo. Nessa lição aprendemos que um coração purificado e uma mente regenerada, sentem com maior intensidade a atividade e a presença de Jesus ao lado do discípulo sincero. Edifiquemos os nossos caminhos, endireitemos os nossos caminhos, porque até agora nossa jornada tem sido muito tortuosa, cheia de altos e baixos, cheia de desvios. É hora de endireitar os passos. Por essa razão, nos lembra Emmanuel no final dessa passagem, se queres que Jesus venha santificar as tuas atividades, endireitas o caminho da existência, regenera os teus impulsos, desfaze as sombras que te rodeiam e senti-Lo-as ao teu lado, com a Sua bênção.

Fonte: http://www.portalser.org/7minutos/SETEMINUTOS.010.mp3


x_3c9af347

4 comentários:

Unknown disse...

Os caminhos do Senhor são a oração e o trabalho sempre com muito amor e respeito.
Felizes os que temem o Senhor e seguem os Seus caminhos.

Também tenho tido dificuldades em deixar comentários em alguns blogues
Hoje parece um dia desses

Dilmar Gomes disse...

Amiga Denise, passando por aqui para aprender. Um abraço. Tenhas uma semana abençoada.

ONG ALERTA disse...

Acredito que cada um escolhe seu melhor caminho...
Beijo Lisette

tesco disse...

Às vezes, têm-se a impressão que a voz clamou no deserto e somente o deserto escutou, mas não foi assim,
alguns o escutaram. E, quando ele voltou, 19 séculos depois, elaborou um guia claro e preciso, com o qual muitos de nós pode entender com mais facilidade a mensagem do Cristo.
Já estamos endireitando o caminho do Senhor, para que ele possa chegar até nós.
Beijos.