- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 16 de janeiro de 2011

ESTRESSE III

Terapia para o Estresse
            A crença na vida futura constitui a mais adequada autoterapia preventiva em relação ao estresse, e sua superação.
            Ultrapassando os limites imediatistas da existência orgânica, essa convicção dilata a perspectiva de felicidade, demonstrando que, não sendo conseguida de imediato, sê-lo-á, um passo à frente, em razão da dilatação do tempo e da realidade do Mais Alem, facultando realizações contínuas, ricas de experiências negativas e positivas, que definem o rumo da plenitude.
            Essa postura impede a instalação da ansiedade, em considerando-se a grandiosidade do tempo sem o imediatismo da ilusão. Ao mesmo tempo, enseja uma planificação de largo porte, sem os incômodos da angústia ou da precipitação.
            As tensões apresentam-se inevitáveis, em razão do curso dos acontecimentos que não pode ser detido. Superada uma ocorrência, logo outra acerca-se, isto quando não se atropelam na velocidade dos fenômenos humanos.
            A maneira como são analisadas para serem aceitas, responde pela emoção com que são enfrentadas.
            Quando o indivíduo se educa na compreensão dos deveres que abraça, deduz quantos esforços devem ser envidados, a fim de que se consumem com eficiência os resultados em pauta. Evitando-se a fadiga excessiva, o desgaste emocional, a irritabilidade que decorrem da indisciplina e da rebeldia no trato e na convivência com as demais pessoas, com os deveres assumidos.
            Quando ocorrem situações estressantes que são normais, de imediato cabe-lhe a renovação de idéias, a mudança de realização, a busca do refúgio da prece renovadora, que robustece de energias psíquicas e emocionais, vitalizando os sistemas físico e psicológico, momentaneamente afetados.
            O ser humano necessita do trabalho que o dignifica, mas também do repouso que lhe renova as forças e faculta-lhe reflexões para bom e compensador desempenho.
            É justo que o ser humano não olvide dos limites da sua condição de reencarnado, portanto sob imposições do carro orgânico, evitando os sonhos de super-homem, que alguns se atribuem.
            Musicoterapia e socorro fraternal ao próximo, representam igualmente recursos valiosos para que a pessoa desencarcere-se da carga tensional e experimente alegria de viver e de servir, sentindo-se útil.
            Ioga, meditação, acupuntura e outros recursos denominados alternativos contribuem eficazmente para o relax, a renovação das energias gastas.
            Sempre quando alguém se oferece ao bem, ei-lo tocado pelos eflúvios da saúde e da harmonia, autorealizando-se e aos demais ajudando.
            A busca da beleza, sob qualquer aspecto considerada, contribui para o retorno ao bem-estar, superando o estresse e a inquietação.
            Apesar desses recursos, se o paciente permanecer em transtorno por estresse, não deve adiar a assistência do psicoterapeuta, a fim de evitar a instalação de problemas neuróticos mais graves.

Do livro: CONFLITOS EXISTENCIAIS

Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis

6 comentários:

Sheilla Liz disse...

Olá Denise! Obrigada por sua visita e comentário. Engraçado pois na minha família também temos várias Liz. Minhas duas irmãs tem o Liz depois do nome, como eu. Legal conhecer outra família de Liz. Super abraço!

CarlosTGarcia disse...

Bela postagem, Denise.

Que ela ajude a agregar conhecimentos àqueles que a lêrem obtendo a essencial significativa desses esclarecimentos.

O estudo é importante e, principalmente, a prática, que somente conseguimos no convivio do relacionamento com as pessoas.

Fez-me lembrar de ensinos conhecido por nós já por 2011 anos, do nosso irmão maior Jesus:

"Conheça-te a ti mesmo e encontrará a verdade"

"Conheça a verdade e ela te libertará"

Um grande abraço
Blog Pés no Chão
http://carlosTgarcia.blogspot.com/

Lucinha disse...

Oi Denise!!! Vim agradecer a visita e td de bom que desejou para mim!!

Espero que este ano, que está apenas começando, seja repleto de saúde e realizações pra ti.

Beijo grande

Fique com DEUS :)

Suzi disse...

.

Olá, Denise!

Agradeço sua visita e suas palavras.

Gosto do simples. Nele é mais fácil de enxergar a beleza.

Gostei do teu cantinho. Vou ficando por aqui para sempre te ler.

Beijos

.
.

euseivoucontar disse...

Olá Denise! Vim agradecer a visita e descubro uma grande afinidade. Já participei de estudos mediunicos quando morava na capital e orgulho-me em relatar que realmente só consegui acalmar minh'alma quando coloquei em prática os ensinamentos da doutrina espirita. Hoje sigo estudando e praticando.
Muita luz e paz!
Abraços
Adelaide
http://euseivoucontar.blogspot.com

ⓣⓔⓡⓔⓢⓐ ⓒⓡⓘⓢⓣⓘⓝⓐ disse...

Oiee!!
quando a gente faz o bem a alguém quanto bem este bem nos faz...amo o refrão desta música, pq é uma realidade, podemos nos renovar mediante a ção do bem...oração...orar com ação!
Bjss e boa semana pra ti!!