- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sábado, 2 de junho de 2012

O ADOLESCENTE NA BUSCA DA IDENTIDADE E DO IDEALISMO III


A adolescência é ainda fase de amoldamento, de adaptação, ao mesmo tempo de transformações, que merece e exige paciência e habilidade psicológica.
De um lado, existe o interesse familiar, que trabalha para o melhor do educando, mas por outra parte se encontra o grupo social, nem sempre equilibrado, na Escola, no Clube, na rua, no trabalho, conspirando contra as atitudes saudáveis que se deseja oferecer e que naturalmente atraem o adolescente, porque ele gosta de ser igual aos demais, não chamar a atenção, ou quando, em conflito, quer destacar-se, exibir-se, exatamente porque vive inseguro, experimenta dramas, que mascara sob a desfaçatez, o cinismo aparente...
Com o tranqüilizar do fluxo sexual, mediante a reflexão e o trabalho, através do estudo e das aspirações superiores que se devem ministrar com cuidado, ele passa a identificar-se com o mundo, com as pessoas e por fim com ele mesmo. Essa auto-identificação é mais demorada, porque mais profunda, prolongando-se por toda a existência bem orientada pelo dever e pelas aspirações enobrecidas.
O idealismo torna-se-lhe um alimento que deve ser ingerido com freqüência, a fim de que não haja carência emocional e perda de identidade no tumulto das propostas sociais, econômicas e artísticas... Invariavelmente o Espírito reencarna para dar prosseguimento a tarefas que ficaram interrompidas, e ressurgem nos painéis mentais como aspirações e tendências mais acentuadas. Outras vezes, no entanto, deve começar a experimentar atividades novas, mediante as quais progredirá no rumo da vida e de Deus.
Na fase da insegurança pela adolescência, toda a vigilância é necessária, de modo a auxiliar o jovem a encontrar-se e a definir o seu ideal de vida, entregando-se-lhe confiante e rico de perseverança até conseguir a meta ambicionada.

ADOLESCÊNCIA E VIDA       
DIVALDO PEREIRA FRANCO/JOANNA DI ÂNGELIS

Glitter Symbols - ImageChef.com



3 comentários:

Anne Lieri disse...

Denise,essa serie sobre adolescencia ficou demais!Nos esclarece e vejo minha filha em muitas palavras tb!Bjs e meu carinho,

Ilca disse...

Olá Denise,
Passando para uma visitinha, é sempre um prazer vir aqui ler seus posts maravilhosos, como este belo texto, excelentes esclarecimentos, nos leva a uma grande reflexão.
Tenha um ótimo final de semana, repleto de paz!
Um grande beijo,amiga.

RUTE disse...

Oi Denise,
tenho andado um pouco afastada da blogosfera por motivos de trabalho. Mas estou regressando e visitando as amigas.

Este seu texto sobre o idealismo na adolescência teria sido perfeito para participar na 1ªfase da BC Amor aos Pedaços que apresentou o tema Encantamento em Março.

Eu acho que o encantamento tem por base o idealismo adolescente. A gente sempre expecta que a vida seja como idealizamos.
Gostei do que você publicou.
Obrigada.
Beijinhos.
Rute