- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 5 de outubro de 2014

FILHOS: VENCER O MUNDO II

                Sabendo que as conquistas materiais são efêmeras, indispensável que reflitamos, madura e responsavelmente, sobre como estamos guiando aos pequenos que a Providência Divina colocou em nosso convívio. E, ela o fez, confiando na nossa firmeza em educá-los.
                Utilizemos todos os recursos e informações disponíveis visando o sucesso da nossa tarefa de educador, mas jamais olvidemos a exemplificação da ética, dignidade, honradez e sublimidade. As palavras esclarecem mas somente os exemplos convencem.
                Falemos a eles sobre os malefícios do álcool, do tabagismo e de outros vícios mais pesados, mas demonstremos, na prática, que também não nos damos a tais descuidos.
                Ofereçamos aos nossos meninos tratamento médico e dentário de qualidade, escolas conceituadas, recreação saudável, alimentação adequada, roupas e calçados da moda, recursos da tecnologia do momento, tudo isso relacionado com a nossa natureza material, mas jamais ignoremos a inadiável necessidade de encaminha-los, também, para a evangelização infantil, pré-mocidade e mocidades espíritas, disponíveis nos Centros Espíritas que frequentamos, socorrendo assim a nossa natureza espiritual.
                Nossos filhos estarão diante dos ídolos da música, do esporte, da dramaturgia, da política, que nem sempre dão bons exemplos. Em inúmeras oportunidades tais ícones exemplificam a degradação moral, os vícios tóxicos, a inversão de valores reais, então apresentemos, também, aos nossos rebentos a lições de Jesus, a Codificação Kardequiana, os feitos notáveis de Francisco Cândido Xavier, de Madre Tereza de Calcutá e de tantos outros que nos entregaram verdadeira melodia de dignidade e nobreza de caráter.
                São importantes os passeios que fazemos com eles em shoppings, colônias de férias, praças esportivas, pois que vislumbramos o lado bonito da vida, mas os levemos, também, para conhecerem um barro periférico, uma casa pobre, uma família que vive com extremas dificuldades, para que conheçam o lado sofrido da existência física. Assim terão uma ideia geral de como é a vida na Terra.
                Os presenteemos com brinquedos e equipamentos de alta tecnologia, como celulares, tablets, notebooks, mas jamais deixemos de dar-lhes, também, livros eu descrevem os imprescindíveis ensinamentos de Jesus.
                Nos reunamos para almoços em família, assistir programas televisivos, participação em programas esportivos e recreativos, mas jamais olvidemos a importância e o valor das reuniões para feitura do culto do evangelho no lar.
                Cuidemos, com muito esmero e atenção da natureza físicas dos nossos filhos, e, utilizemos a mesma força, o mesmo ímpeto e o mesmo tempo para cuidar, também, com muita responsabilidade e zelo, pela natureza espiritual deles.
                Orientemos a geração infanto-juvenil, que está sob a nossa responsabilidade, para que vença o mundo, e, não somente para que vença no mundo, conforme lecionou Jesus Cristo, Aquele que Deus os enviou como guia e modelo a ser seguido.
                Reflitamos...                                                                                                                                                   

Waldenir Cuin

Fonte: Jornal Espiritismo Estudado – julho/2014
imagem: google

Um comentário:

tesco disse...


O exemplo, realmente, comove mais que a prédica.
Nunca fiz longas pregações contra álcool ou fumo
aos meus filhos, no entanto, o filho e as três filhas
não fumam nem bebem álcool.
Minha esposa e eu não fumamos nem bebemos.
Porém, eles são loucos por pizza.
Minha esposa e eu levávamos as crianças a
pizzarias.
Agora mudem-nos quem for capaz!
Risos.
Beijos.