- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 2 de setembro de 2012

A PESSOA


        Do ponto de vista psicológico, a pessoa é um ser que se expressa em múltiplas dimensões, desde os seus conteúdos humanista, comportamentalista e existencial, a novos potenciais que estruturam o ser pleno.
A psicologia ocidental, diferindo da oriental, manteve o conceito de pessoa nos limites berço-tú­mulo com uma estruturação transitória, enquanto a outra sustenta a idéia de uma realidade transcenden­te, embora a sua imanência na expressão da forma e relatividade corporal.
Os estudos transpessoais, incorporando as teses orientais, consideram a pessoa um ser integral, cujas dimensões podem expressar-se em várias manifes­tações, quais a consciência, o comportamento, a per­sonalidade, a identificação, a individualidade, num ser complexo de expressão trinária.
Não apenas o corpo, o ser psicofísico, porém, a matéria — efeito —, o perispírito — modelo organizador biológico — e o espírito — a individualidade eterna.
A visão transpessoal espírita, porque completa, elucida os inúmeros fenômenos paranormais de na­tureza anímica e mediúnica que caracterizam a exis­tência humana. concedendo-lhe dinâmica imortalis­ta e conteúdo de significado, de causalidade.
A pessoa, observada do ponto de vista imortal, é preexistente ao corpo, e sua origem perde-se nos milênios passados do processo evolutivo, desenvol­vendo-se fiel a uma fatalidade que se manifesta em cada experiência corporal — reencarnação — como aquisição de novos implementos, faculdades e funções que tangenciam ao crescimento e à feli­cidade.
A pessoa sintetiza, quando corporificada, as di­mensões várias que lhe cumpre preservar e aprimo­rar, facultando o desabrochar de recursos que lhe fa­zem embrionários e são essenciais ao seu existir.

(continua)

O SER CONSCIENTE - Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis

x_3c9af6bf

2 comentários:

She disse...

Adorei!
Bjbj
She

ONG ALERTA disse...

Somos de diferentes culturas mas com o mesmo objetivo fazer o nosso melhor por aqui, beijo Lisette.