- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O PERDÃO AO PASSADO

                Temos necessidade de perdoarmos o nosso passado, qualquer que seja ele. A forte ligação com os erros cometidos por nós, ou por outrem, paralisa o presente e compromete o futuro. Quantos casais vivem em acusações mútuas de fatos que aconteceram há dez, quinze, vinte anos ou mais, negando-se a perdoarem um ao outro.
                Prender-se ao passado é como guardar alimento perecível num armário. Em pouco tempo esta comida apodrecerá e dará mau cheiro, transmitindo doenças. Perdoemos o passado alheio pois as pessoas têm o direito de mudar e merecem crédito por isso. Quantas vezes nós mudamos de opinião ao longo dos anos.
                É importante acreditarmos nos seres humanos sabendo que eles são muito mais frágeis do que maus. E, por isso, superam algumas de suas fragilidades. Não cabe a nós fiscalizar quais dificuldades estão superadas ou o que ainda falta superar. Temos a nossa própria vida para nos ocuparmos.
                Perdoemos os nossos pecados do passado. Não tínhamos mesmo entendimento que temos hoje por isso erramos tanto. Se fosse hoje faríamos diferente, mas foi no passado e não podemos alterar o que já aconteceu. Somos senhores do presente e podemos construir o futuro. É nisso que devemos focar nossa vida.
                Perdoe seu passado e siga firme em direção ao futuro, aproveitando ao máximo o presente, que é um “presente” de Deus para nós.


Do livro: Terapêutica do Perdão – Aloísio Silva
imagem: google

Nenhum comentário: