- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
PODEM NOS TIRAR AS FLORES, MAS NUNCA A PRIMAVERA.

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HERCULANO PIRES - biografia

Nasceu em 25/09/1915, na antiga Província de Avaré, Zona Sorocabana e desencarnou a 09/03/1979, em São Paulo. Filho do farmacêutico José Pires Correa e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avaré, Itai e Cerqueira César. Revelou sua vocação literária desde que começou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decassílabo sobre o Largo São João, da cidade natal. Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos) e aos 18 anos o segundo livro, Coração (poemas livres e sonetos). Já possuía seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava com jornais e revistas da época, da Província de São Paulo e do Rio. Teve vários contos publicados com ilustrações na Revista Artística do Interior.
Mudou-se para Marília em 1940 (com 26 anos), onde adquiriu o jornal Diário Paulista e o dirigiu durante seis anos. Em 1946 mudou-se para São Paulo e lançou seu primeiro romance O Caminho do Meio , que mereceu críticas elogiosas. Repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e critico literário dos Diários Associados . Exerceu essas funções por cerca de trinta anos.
Autor de oitenta livros de Filosofia, Ensaios, Histórias, Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo, vários de parceria com Chico Xavier.
É um dos autores mais críticos dentro da Doutrina Espírita. Sua linha de pensamento é forte e altamente racional, combatendo os desvios e mistificações.
Alegava sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. Não tinha vocação acadêmica e não seguia escolas literárias. Seu único objetivo era comunicar o que achava necessário, da melhor maneira possível.
Graduado em Filosofia pela USP, publicou uma tese existencial: O Ser e a Serenidade .

 Fonte: Livros de J. Herculano Pires - JRBC Jul/95


2 comentários:

Lena disse...

Denise, minha flor
Não conhecia esse autor e nem muito menos sabia que era parceiro de Chico Xavier. Muito bom o post e legal conhecer mais uma faceta literária do Espiritismo. Esses livros dele são encontrados facilmente nas livrarias do ramo? Quando puder me informe.
Obrigada pelo selinho, você é tudo de bom.
Um bom fim de semana pra você, minha linda. Fique com Deus e um beijo no seu coração.
Lena

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Denise querida,

Excelente postagem, Herculano Pires é um grande nome no Espiritismo.
Conhecer um pouco mais de sua bibliografia foi muito enriquecedor.
Um grande beijo em seu coração amiga!