- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

VIAGEM DE IDA E VOLTA


Só temos chance de evoluir e mudar verdadeiramente atitudes na vida se conseguirmos olhar para dentro de nós mesmos. E a garantia de nos tornarmos seres humanos melhores – um dos objetivos da vida, afinal – é o que faz com que a viagem interior seja o melhor roteiro que possamos escolher.
                É percebendo constantemente nosso interior, examinando e transcendendo os padrões e os paradigmas herdados da família, de nossa própria criação e da cultura e sociedade onde vivemos que poderemos reflexivamente encontrar um sentido em nossas vidas e descobrir a nossa missão no mundo. Daí a importância de termos consciência da necessidade do autoconhecimento. O autoconhecimento nos conduz a uma profunda viagem interior, propiciando a compreensão do motivo de reagirmos de uma forma ou de outra diante de uma determinada situação e, por conseqüência, intensifica a capacidade de fazer escolhas mais conscientes e adequadas, que tragam maior satisfação pessoal.
                A maior aventura de um ser humano é viajar. E a maior viagem que alguém pode empreender é para dentro de si mesmo.
                Ao elevarmos o conhecimento sobre quem somos, ficamos muito mais conscientes do que queremos para nós e paramos de correr atrás daquilo que nos ensinaram que deveríamos querer e, assim, voltamos o foco para onde ele nunca deveria ter saído: dentro de nós mesmos. Não vivemos mais a mercê de outras pessoas, mendigando atenção, reconhecimento, amor, aprovação, carinho, pois aprendemos a nos nutrir com nossos próprios recursos, e estes são infinitos.
                Busque as respostas dentro de você, isso fará com que se conheça um pouco mais. O respeito que temos por tudo que somos e sentimos b em dentro de nosso mais profundo ser é que irá delimitar até onde o outro pode ou não chegar. Essa viagem para dentro de nós mesmos permite aprendermos a dar valor ao ser humano que somos. Precisamos ter senso do nosso valor individual e não nos sentirmos diminuídos diante do mundo. Conforme nos conhecemos, não ficamos mais vulneráveis às opiniões alheias e muito menos nos deixamos ser manipulados.
                Mas essa viagem interior que leva ao autoconhecimento requer muito diálogo interno, seja para identificar nossas crenças ou as máscaras que foram criadas para nos proteger, para depois, sim, conseguirmos encontrar o verdadeiro eu, aquilo que somos em essência, e que sempre é muito melhor do que aquela pessoa que nos fizeram acreditar que somos. Mas para atingirmos este estágio é preciso comprometimento em querer realmente se conhecer, sem medos, resistências, boicotes, para que possamos atingir um estágio de paz e harmonia interna que todos ansiamos. Enfim, o autoconhecimento é a base primordial para alcançarmos a verdadeira sabedoria.
                Essa viagem para dentro de nós mesmos nem sempre é fácil, uma vez que o ser humano é bastante dispersivo. Por isso, nem todos conseguem. Assim, como nas viagens de lazer, os grupos com um orientador podem facilitar a jornada. Mas in dependente da forma que será utilizada, o resultado será surpreendente. Essa viagem interior permitirá a você perceber melhor o que o motiva, os instrumentos que você pode contar para alavancar sua vida. Muitas vezes, não percebemos as possibilidades e oportunidades que temos e, quando fechamos os olhos  para o externo e nos interiorizamos,   descobrimos coisas que não estavam muito claras a nosso respeito. Procure estar em silêncio, uma das grandes dificuldades da sociedade contemporânea. Se você consegue fazer isso, você voltará dessa interiorização muito mais tranqüilo, fortalecido e se conhecendo muito melhor.

Gisele Bortoleto
Extraído da revista Bem Estar 11/03/2012
Encarte do jornal Diário da Região – São José do Rio Preto

x_3c9af6bf

5 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Amiga Denise, muito bom o convite do post.
Deixo aqui o meu abraço e o desejo de que tenhas um ano novo repleto de paz, amor e saúde.

Neli Rodrigues disse...

Adorei o texto.
Não é uma tarefa fácil, mas está sempre entre meus principais objetivos...me conhecer melhor e estudar sobre nossa missão nesta vida e como posso evoluir cada vez mais e fazer desta encarnação uma grande lição.
Fui ver seu perfil e me surpreendi ao ver que vc é de Rio Preto, eu moro em José Bonifácio.
Tenha um Feliz 2013!!
Bjs

Anônimo disse...

QUERIDA AMIGA DENISE.

QUE LINDO ESTÁ SEU BLOG!

ESSE TEXTO NOS FAZ REALMENTE REFLETIR SOBRE O ENCONTRO CONOSCO MESMOS. NÃO É FÁCIL,MAS IMPRESCINDÍVEL.

DESCULPE A DEMORA EM COMENTAR,MAS ESTOU COM VISITAS EM CASA.


UM NOVO ANO DE BÊNÇÃOS E MUITA PAZ PARA VC,AMIGA.


DEUS A ABENÇOE.

BJS


DONETZKA

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Minha amiga, como é necessário este conhecimento, difícil mas extremamente necessário, demorei a vir não é? São os altos e baixos que agora me acontecem, mas devagar passa, um lindo inicio de ano pra ti, beijos Luconi

Rapha e Minda disse...

Olá Denise, tudo bem com você?

realmente essa viagem talvez seja a mais dificil, mas precisamos faz^-la não é mesmo?

"Entendamos como sinônimo de ano novo, oportunidade nova,
e se ela for levada a sério,
mudaremos nossos votos de prosperidades no começo do próximo ano,
para festejarmos esta prosperidade já concretizada."
(Ivan Teorilang)

Desejo a você e seus familiares um 2013 de muita Saúde, Amor e Sucesso!!!

"Aproveitando a oportunidade,
Te convido para participar do Sorteio "Sombras Jasmine 3D"

Abçs e carinhos,
Rafa e My