- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE O NATAL

                Chegou o natal. Com ele o duelo entre Papai Noel e Jesus. As pessoas hipócritas dirão: “Lógico que é Jesus, o vencedor!” mas, correm direto para as meças de consumo e traficam sentimentos através de presentes frios e inexpressivos. É desafiador conviver numa sociedade que quer paz através da justiça social, mas que ostenta a desigualdade através do materialismo.
                Papai Noel é a primeira mentira e estelionato junto às crianças. Elas aprendem a ser enganadas desde cedo. Alguns pais cultuam o “ter” em detrimento do “ser”. Ele representa a cultura materialista onde a pessoa vale pelo que tem. O materialismo, não a matéria, é a maior fonte de violência na nossa sociedade. As pessoas mentem, manipulam, exploram, agridem e matam pelo ter, para ter e ostentar o que tem.
                Alguns líderes religiosos, que fazem da fé sincera do povo meio de vida, costumam condenar os ateístas, pois eles não vão às igrejas e não se submetem aos dogmas e interesses religiosos. Mas, muitos ateus são cientistas, médicos, engenheiros, professores e vivenciam a espiritualidade na maneira de viver e conviver com as pessoas, enquanto que muitos que vivem da religiosidade são materialistas. Acabam de rezar e brigam na primeira esquina, valorizam as pessoas pelo que tem e não pelo que são, desprezam uma pessoa por ela discordar do seu ponto de vista, cultivam animais para matá-los em seguida, agridem a natureza com a sujeira das ruas, se suicidam pelo açúcar, pelo sal e pela gordura e chegam em casa aos gritos e berros.
                Necessitamos de menos religião e mais educação, menos reza e mais fé, menos oração e mais ação, menos templos religiosos e mais escolas, manos manipulação e mais esclarecimento. O aniversariante desse mês já disse: a espiritualidade – vivência de princípios divinos – é mais útil que a religiosidade – vivência de princípios humanos. Os espíritos livres e felizes, através de Allan Kardec, o maior pesquisador do mundo espiritual – que colocou os valores espirituais acima de qualquer religião através da fé raciocinada -, nos ensinam que devemos combater o materialismo, pois aí está a fonte de todos os males. A sua família é espiritualista ou materialista? Filhos que são doutrinados desde cedo pelo materialismo serão os mesmos que irão brigar pela herança dos pais.
                No natal a solidão dói como o vento gelado, aperta o peito, corta o coração e seca a garganta, embora os olhos estejam molhados e a casa cheia de gente. A sensação é horrível. Mesmo com toda a algaravia, onde muitos se anestesiam e fogem  do autoconhecimento pelas bebidas, drogas, comidas, leitoas, perus, aparências e coisas, as pessoas mais sensíveis, mais humanas e honestas, pensam e refletem. Muitas irão se transformar e iniciar a melhor parte de sua vida. Algumas poderão sentir tristeza, melancolia, desânimo. Outras, por estresse emocional, poderão chegar até mesmo à depressão ou, infelizmente, ao suicídio. Não queriam se matar, queriam apenas matar a dor interna. Em mais de 25 anos de psiquiatria, o autor nunca viu uma pessoa de mau caráter ter depressão. Quantos casos de depressão e suicídio acontecem nessa época. O culto à matéria não satisfaz as pessoas sensíveis porque elas não se contentam por coisas. Elas querem amor, afeto, amizade, felicidade entre as pessoas. E isso não se compra em loja e nem se embrulha para presente.
                A miséria do amor, a indigência do afeto, a mendicância do carinho e da atenção golpeiam o coração de muita gente. Se você quer ganhar essa existência pense no bem coletivo. Cultive desde já os valores espirituais acima dos valores materiais. Mostre que as pessoas, qualquer uma, quer acreditem em Deus ou não, tenham religião ou não, estão sempre acima das coisas. Assim como você fica deslumbrado diante de presentes caros, empolgue-se também pelas pessoas, que nem aparência tem, pois que são filhas do abandono e do desprezo da sociedade hipócrita, que quer Jesus, mas cultua Papai Noel.
                Pesquisadores do comportamento social afirmam que essa é a data da tristeza, data de Tamuz, deus pagão, filho de Semiramis, da Babilônia, que se apresenta em forma de pinheiro (árvore de natal). Tamus é o espírito da tristeza, pois era o símbolo da infelicidade entre os deuses. Segundo a lenda, a infelicidade se perpetuará entre todos aqueles que levantarem essa árvore. A depressão é caracterizada emocionalmente por três fatores: perdas, conflitos e frustrações não resolvidos. A depressão, maior dor do ser humano, incompreendida pelos ignorantes e sofrida pelos seres amorosos e sensíveis, pode significar também o início da melhor fase de sua vida se você fizer a grande transformação na sua maneira de pensar e de agir. A depressão representa a “parada obrigatória”, o pitstop emocional para que você se “reabasteça, faça as trocas necessárias e siga em frente para vencer a si mesmo”.
                Natal pode representar o renascimento de uma nova pessoa dentro de você. A oportunidade de refletir sobre o que pode e deve ser mudado para que você seja a sua própria fonte de felicidade. Você vai necessitar aprender a dizer não e desagradar muita gente. Nessa época, o presépio, como símbolo natalino, é mais significativo, pois ensina as crianças e relembra os adultos o valor da humildade, da simplicidade, do renascimento, do amor aos animais e, principalmente, do significado de Jesus, não como salvador, mas principalmente, como iluminador e libertador de consciências e relacionamentos, através da vivência do amor que gera felicidade junto às pessoas e da fé, capaz de realizar transformações e acontecimentos inesperados.
                Trocar a doença obesidade, a mentira, a preguiça, o carrasco que premia algumas crianças e castiga outra através do materialismo de Papai Noel pelo espiritualismo de Jesus, pode significar o início da espiritualização da sua mente, da sua vida, da sua casa. Entender Jesus, como modelo e guia para a felicidade de todos, gera liberdade, esperança, motivação, ânimo, energia, autoestima e alegria de viver. FELIZ NOVO VOCÊ NESSE MESMO NATAL!

Ururahy Botosi Barroso

Retirado da Revista Bem Viver – 19/12/2010
Encarte do Jornal Diário da Região de São José do Rio Preto
               

6 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Denise. Neste Natal vamos multiplicar amor.
Que sejamos portadores de paz.
Que possamos dar afagos, carinho, bálsamos de alívio, força e luz a todos aqueles que necessitam.
Que possamos germinar o amor entre as pessoas, fazendo-os fortes em meio à tempestade.
Neste Natal e em todos os dias de nossas vidas, desejo que a Paz e a Harmonia encontrem moradia em todos os corações. E que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo.
Feliz Natal, Feliz 2011.
Beijos carinhosos.

She disse...

Dê, minha querida, Feliz Natal pra vc, que seja um dia repleto de amor, paz e alegria. E que o seu ano de 2011 seja ESPETACULAR de MARAVILHOSO com muita saúde, amor, alegrias, sonhos, conquistas, planos, sucessos e realizações.
Quanto a sua mão, minha querida, fiquei muuuuuuito feliz com a notícia, é isso aí, continue e não desista que vc vai conseguir. ;)
Melhoras, fique com Deus e beijo, beijo!
She

Jorge (Nectan) disse...

Denise,

o duelo é real mesmo.
O que devemos refletir é qual dos dois estamos a favor, com sinceridade.

Minha amiga, tenha um excelente Natal de muitas alegrias, paz e Amor!!!

Um doce beijo, grande Coração!

Suely C Bezerra disse...

A Magia do Natal

Que neste Natal
Aquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.

Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.

O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.

Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.

Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afeto entre eles.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo Pra Você e Sua Família.!!!

SÃO OS SINCEROS VOTOS DA AMIGA QUE APRENDEU A LHE AMAR MESMO SEM NUNCA TE-LA VISTO PESSOALMENTE.AMIZADE É ASSIM MESMO : SEM INTERESSE ,SEM INVEJA ,SEM EGOISMO,SEM FALCIDADE ...SEM TANTAS COISAS NEGATIVAS.OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO E SEU CARINHO.BEIJOS NA ALMA.

Pris Jardim disse...

Lindo texto minha querida, devemos aprender a dar mais valor aos sentimentos.
Temos que ser mais e ter menos.
Um ótimo Natal pra vc e todo a sua família!!
Beijinhos Natalinos!

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Um feliz Natal de muita Paz!!
Bjs♥