- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 5 de fevereiro de 2012

PASSIVIDADE DINÂMICA


                A criatura não é considerada sábia somente pelo que diz ou faz, mas pelo que é. Nem sempre a maneira pela qual as pessoas se apresentam condiz com seu aspecto interior. O ato externo não tem valor por si mesmo, mas sim a qualidade e a intenção interna de quem o realizou.
                Um indivíduo é considerado benfeitor da humanidade quando está conscientemente integrado à Divindade. Quem se une ao Pai acaba realizando as coisas através dele.
                O legítimo tarefeiro da luz possui em si mesmo, de forma consciente, o funcionamento da Harmonia Universal e sabe confiar na ação do Poder Superior, o qual realiza suas obras.
                Ele reconhece que a intuição nada tem a ver com os métodos analíticos dos indivíduos que supervalorizam o mundo intelectual, e sim com uma forma de deixar escoar a Sabedoria Divina contida em seu íntimo. Torna-se um canal sapiencial.
                O sábio atua na luz de uma dimensão totalmente desconhecida pelo insipiente, compreendendo que não adiante buscar e fazer as coisas de maneira desesperada e abundante. Age de modo tranqüilo, sem desgastes inúteis de energia, e se lança pacificamente nesse fluxo de luz imperceptível aos olhos materiais.
                Todo sábio percebe o momento de agir e de não agir ou não intervir, pois reconhece que pode ser desastroso se opor aos processos e mecanismos das leis invisíveis da Vida Excelsa, seja tentando modificá-los pretensiosamente, seja desobedecendo à sua ritmicidade.
                Na existência, só atingiremos plenamente o sucesso e o triunfo nas realizações existenciais quando soubermos intervir no momento certo, agindo de forma espontânea e intuitiva.
                A ação harmoniosa consiste em observar atentamente as correntes internas e em utilizar a ação ou a inação. Em vez de percorrer o caminho dominador e impositivo do ego, devemos utilizar a alma, que é a ação da onipresença divina em tudo e em todas as coisas que existem no Universo.
                Aquele que tem o hábito da reflexão e se coloca num profundo silêncio interior, sabe encontrar o fluxo divino, quer dizer, o momento de agir e o de não agir. Tem habilidade suficiente para reconhecer a hora certa de se lançar ou não nas ocorrências diárias.
                A passividade dinâmica é uma forma de restabelecer a harmonia com o poder oculto que organiza e movimenta todo o reino interno e externo, uma maneira de transcender os padrões sociais e intelectuais preestabelecidos pelo egoísmo pretencioso, que constantemente viola a ordem natural que rege o microcosmo e o macrocosmo.
                Não devemos nos opor propositadamente às energias à nossa volta, mas fluir com elas, pois é na suavidade e flexibilidade, na passividade dinâmica, que venceremos a dureza da existência humana.

UM MODO DE ENTENDER, UMA NOVA FORMA DE VIVER
Francisco do Espírito Santo Neto – Espírito Hammed                     

Glitter Symbols - ImageChef.com

4 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Como já disse outras vezes, venho aqui para aprender com os teus posts.
Um abraço, amiga. Tenhas um bom domingo.

She disse...

Passando para te desejar uma linda semana, querida, beijo, beijo!
She

Suely C Bezerra disse...

OLÁ MINHA AMADA,COMO VOCÊ ESTÁ ? AQUI TUDO NA PAZ,SÓ UM POUCO DEVAGAR ,COLOCANDO AS COISAS EM ORDEM .OBRIGADA POR ME VISITAR E PELA SUA AMIZADE,GOSTO MUITO DE VOCÊ.VIM TE DESEJAR UMA SEMANA DE MUITA PAZ E PRODUTIVIDADE.JESUS TE GUARDE.ABRAÇOS FRATERNOS

Anônimo disse...

A dureza sempre será vencida no amor...lindo texto querida...beijos encantados...