- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NÃO ENTENDEM

"Querendo ser doutores da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam." - Paulo. (I TIMÓTEO, 1:7.)

Em todos os lugares surgem multidões que abusam da palavra.
Avivam-se discussões destrutivas, na esfera da ciência, da política, da filosofia, da religião. Todavia, não somente nesses setores da atividade intelectual se manifestam semelhantes desequilíbrios.
A sociedade comum, em quase todo o mundo, é campo de batalha, nesse particular, em vista da condenável influência dos que se impõem por doutores em informações descabidas. Pretensiosas autoridades nos pareceres gratuitos, espalham a perturbação geral, adiam realizações edificantes, destroem grande parte dos germens do bem, envenenam fontes de generosidade e fé e, sobretudo, alterando as correntes do progresso, convertem os santuários domésticos em trincheiras da hostilidade cordial.
São esses envenenadores inconscientes que difundem a desarmonia, não entendendo o que afirmam.
Quem diz, porém, alguma coisa está semeando algo no solo da vida, e quem determina isto ou aquilo está consolidando a semeadura.
Muitos espíritos nobres são cultivadores das árvores da verdade, do bem e da luz; entretanto, em toda parte movimentam-se também os semeadores do escalracho da ignorância, dos cardos da calúnia, dos espinhos da maledicência. Através deles opera-se a perturbação e o estacionamento. Abusam do verbo, mas pagam a leviandade a dobrado preço, porquanto, embora desejem ser doutores da lei e por mais intentem confundir-lhe os parágrafos e ainda que dilatem a própria insensatez por muito tempo, mais se aproximam dos resultados de suas ações, no circulo das quais, essa mesma lei lhes impõe as realidades da vida eterna, através da desilusão, do sofrimento e da morte.

Fonte: Vinha de Luz – Chico Xavier/Emmanuel

Comentário Haroldo Dutra Dias:
Nos chama a atenção o conceito de entendimento, explicado por Emmanuel. Muitas vezes acreditamos que entendimento se resume a simples apreensão intelectual das coisas. Todavia o verdadeiro entendimento tem em vista a aplicação serena para o bem comum. Portanto, lembrando-nos do crivo de Sócrates, dividido em três partes, quando nos diz que devemos dizer apenas aquilo que é verdadeiro, bom e útil. Concluímos que o poder da palavra, enquanto potencial do espírito, deve ser utilizado sempre a favor da verdade, da bondade e de forma útil aos nossos irmãos de jornada espiritual. De que vale utilizar-se do verbo para ferir? De que vale tomar posse da verdade para humilhar e para semear a confusão e a guerra? De que vale espalhar o desrespeito, a crítica desconstrutiva, desestimulando as florações do bem, que muitas vezes estão começando? Cabe-nos ser responsáveis pelo dom primoroso da palavra, recurso divino em nossas mãos. A palavra pode curar, apaziguar, asserenar, confortar, esclarecer, instruir, e nesse sentido deve ser manejada por todos aqueles que além de conhecerem, se sentem responsáveis pelo conhecimento e pelo bem estar da comunidade onde vive. Entendimento verdadeiro é aquele que se coloca a serviço do bem de todos.



x_3c9af347

Nenhum comentário: