- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 6 de abril de 2011

AS MÁSCARAS DO EGO VII

Euforia

É utilizada para compensar sentimentos de tristeza ou depressão. Para mascarar esses sentimentos, as pessoas utilizam recursos como álcool, drogas, festas, compras, sexo, etc. para fugir da tristeza ou depressão que sentem. Dizem que esses recursos lhes dão alegria, tirando-as do estado de depressão. Mas, se observarmos atentamente, perceberemos que essa alegria é falsa; é apenas euforia, pois uma vez cessado o efeito do álcool e das drogas ou terminada a festa, feitas as compras, voltam a sentir uma depressão ainda maior que a anterior, até que novamente fazem uso do mesmo expediente.
Todas as vezes que o indivíduo atuar através de atitudes exageradas, em qualquer área, estará camuflando desejos inconscientes opostos. A compensação leva o ego a mascarar esses desejos, ignorando o desequilíbrio que fica bloqueando e reprimindo no inconsciente.
O grande problema é que todo conflito recalcado não fica mascarado por muito tempo. Termina por aflorar com força, gerando distúrbios muito graves, dos quais a pessoa não poderá fugir.
É necessário que cada indivíduo aceite as suas negatividades do ego, trabalhado pelo seu crescimento interior através de ações que, ao invés de mascará-las, venham a transmutá-las com a energia do amor.

Do livro: PSICOTERAPIA À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS
            Alírio de Cerqueira Filho

3 comentários:

RUTE disse...

E depois da euforia...vem o choro :(
Aí tá o fato de não se conseguir mascarar por muito tempo a tristeza e a depressão.
E o mais terrivel é que nessas alturas ninguém devia beber, pois o alcool faz cair a máscara mais rápido. Baixa as defesas.
Beijinhos
Rute

Beto72 disse...

olá Denise

Primeiramente obrigado pela visita e comentário em meu Blog Momentos de ReflexãO.
Segundo: que agradável surpresa seu blog.Já sou leitor e seguidor.
Um grande abraço
Bernardo

RUTE disse...

Denise,
não esquece a Teia! É hoje!
Se postar me avisa, tá?
Beijo ecologico.
Rute