- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 15 de maio de 2013

IRRESPONSABILIDADE II


Algumas criaturas aprenderam, desde a infância, o senso dos limites com pais amadurecidos. Isso os mantém firmes e saudáveis dentro de si mesmas. Outras, porém, não. Quando atingiram a fase adulta, não sabiam como distinguir quais são e quais não são suas responsabilidades. Muitas construíram muros de isolamento que as separaram do crescimento e da realização interior, ou ainda paredes com enormes cavidades que as tornaram suscetíveis a uma confusão de suas emoções com as de outras pessoas.
                Limites são o portal dos bons relacionamentos. Tem como objetivo nos tornar firmes e conscientes de nós mesmos, a fim de sermos capazes de nos aproximar dos outros sem sufocá-los ou desrespeitá-los. Visam também evitar que sejamos constrangidos a não confiar em nós mesmos.
                Ser responsável implica ter a determinação para responder pelas conseqüências das atitudes adotadas.
                Ser responsável é assumir as experiências pessoais, para atingir uma real compreensão dos acertos e dos desenganos.
                Ser responsável é decidir por si mesmo para onde ir e descobrir a razão do próprio querer.
                Não existem vítimas da fatalidade; nós é que somos os promotores do nosso destino. Somos a causa dos efeitos que ocorrem em nossa existência.
                Aceitar o princípio da responsabilidade individual e estabelecer limites descomplica nossa vida, tornando-nos cada vez mais conscientes de tudo o que acontece ao nosso derredor.
                Escolhendo com responsabilidade e sabedoria, poderemos transmutar, sem exceção, as amarguras em que vivemos na atualidade. A auto-responsabilidade nos proporcionará a dádiva de reconhecer que qualquer mudança de rota no itinerário de nossa “viagem cósmica” dependerá, invariavelmente, de nós.

Do livro: As Dores da Alma – Francisco do Espírito Santo Neto/Hammed            

x_3c9af347

Um comentário:

Donetzka Cercck Lavrak Alvarez disse...

Ótimo post,Denise. LIMITES é a palavra chave para a responsabilidade.

Beijos e uma quinta de Paz e Amor

Donetzka