- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 24 de maio de 2013

MECANISMOS DE FUGA DO EGO IV

Introjeção

Outro mecanismo de disfarçe do ego é a introje­ção, que se caracteriza como a conscientizaçào de que as qualidades das pessoas lhe pertencem. Os valo­res relevantes que são observados noutrem, são tra­ços do próprio caráter, constituindo uma armadilha —defesa do ego.
A pessoa introjeta-se na vida dos heróis aos quais ama e com quem se identifica, aceitando ser pareci­da com eles. Assume-lhes a forma, os hábitos, os tra­quejos e trejeitos, o modo de falar e de comportar-se...
Pode acontecer também que se adote o com­portamento infeliz de personagens dos dramas do co­tidiano, das películas cinematográficas, das teleno­velas, das tragédias narradas pelos periódicos.
Na atualidade, ao lado dos inúmeros vícios soci­ais e dependências dos alcoólicos, tabaco e drogas outras, há, também, a dependência das telenovelas, mediante as quais as personagens, especialmente as infelizes, são introjetadas nos telespectadores angus­tiados.
Essa morbidez deve ser liberada e o indivíduo tem a necessidade, que lhe cumpre atender, de assumir a realidade interior, identificando-se numa harmoniosa combinação entre o self e o ego, mantendo o equilí­brio emocional através do exercício de autodescobri­mento, eliminando as ilusões, os romances imaginá­rios, pois que tais mecanismos de fuga, não obstante o momentâneo prazer que dispensam, terminam por alienar o ser.

(continua)

O SER CONSCIENTE - Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis


x_3c9af347

Nenhum comentário: