- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FELIZES, SOMENTE OS BONS III

                Lamentar é contrário à condição feliz, então, naturalmente a repele. Quando estamos nos aproximando da felicidade, passamos a desejar outras coisas nos desviando da rota quase finalizada. Quando não, observamos a vida dos outros e já não queremos mais simplesmente sermos felizes, o que já seria um grande desafio, mas o problema fica maior quando queremos ser mais felizes que os outros.
                E a dificuldade se dilata porque sempre achamos que os outros são mais felizes do eu realmente são. É sempre assim, queremos sempre mostrar às pessoas o que não somos, porque somos, isso dificilmente mostramos.
                Aí está outra forma de se perceber a influência de queixa em nós, pois, por mais que tentemos esconder nossa condição espiritual e moral, ao queixarmos dos acontecimentos acabamos por nos entregar.
                Poderíamos até definir como engraçado, pois em toda a nossa busca pela felicidade nos norteamos por bons valores, objetivos positivados mas, quando conseguimos a verdadeira felicidade, aprendemos que não precisa de nada. Quando questionamos os verdadeiros felizes para entender por que eles são, geralmente respondem: “Nem sei. Simplesmente sou feliz.”
                Felicidade real somente pode ser aquela que não depende de nada, afinal, quando somos felizes por causa de alguma coisa, se perdemos essa coisa, perdemos da mesma forma a felicidade.
                Um dia entenderemos que ninguém pede a felicidade quando se é feliz a troco de nada. Simplesmente é!
                Portanto, se esperarmos sermos felizes para depois pararmos de reclamar das adversidades da vida, estaremos na contramão de todo o processo. Parar de reclamar contribui, significativamente, para a felicidade e é um indicador de que estamos no caminho certo.


Do livro: Terapia Antiqueixa – Roosevelt Andolphato Tiago
imagem: sentidoinsensato.blogspot.com

4 comentários:

Élys disse...

Gosei imensamente. Ser feliz é apenas ser...Linda mensagem!
Beijos, Élys.

Élys disse...

Li toda a mensagem desde a de N°I e gostei muito,
Um abraço, Elys.

tesco disse...


Realmente, nos compararmos aos outros não é boa ideia.
A não ser termos alguns atributos de bondade, que são
evidentes em alguns, como nossa meta.
Beijos.

Leonice disse...

Olá Denise Bom dia! Muito bom estes textos sobre a felicidade... Falta ler a IV.
Carinhoso abraço, fique na Paz de Jesus!