- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 28 de junho de 2017

O PERDÃO NOS INDICA O CAMINHO

                “Eu sou co Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Esta frase de Jesus pode parecer arrogante e até injusta. Arrogante porque o Mestre diz “o Caminho” e não um caminho.
                Quando Jesus afirma se “o Caminho”, Ele não estabelece número ou ordem. Se fosse um caminho ou primeiro caminho, haveria outros, porém Ele afirma, categoricamente, “eu sou o Caminho”, portanto, o único.
                Mas Jesus deu prova de humildade ao viver ao lado de pobres, doentes e prostitutas. Isto sim, é prova de que não é arrogante. Essa afirmação pode parecer injusta com aqueles que não conhecem e não conhecerão a mensagem de Jesus.
                Por exemplo, mais de um terço dos habitantes da Terra são budistas e, portanto, não-cristãos. Os indígenas que vivem isolados na Amazônica nunca ouviram falar da Bíblia, muito menos de Jesus. Todos estes não irão a Deus por não conhecerem Jesus?
                Se juntarmos todos os povos cristãos do planeta – católicos, protestantes e espiritistas por exemplo – não somarão um terço dos seis bilhões de seres da Terra, portanto, estaria condenando dois terços do planeta a não encontrarem Deus, ou o Pai, como afirma Jesus.
                Então o que é seguir “o Caminho”? Conhecer é caminhar sobre ele e caminhar é seguir o exemplo de Jesus.
                Quando alguém lhe esbofeteou Ele virou a face, um exemplo de perdão. Quando alguém nos ofende, magoa, virar a face é esquecer. Imaginemos alguém a quem emprestamos dinheiro e não nos pagou. Essa pessoa esquece que não nos pagou e pede novamente dinheiro emprestado. Nós emprestamos mesmo sabendo que corremos o risco de não receber novamente. Isto sim é virar a face.
                Andando sobre as águas, Jesus nos deu exemplo de fé. Quantas vezes teremos tormentas em nossas vidas e que a fé nos será fundamental? Esses são apenas alguns exemplos de seguir o caminho de Jesus.
                Quem consegue trilhar o caminho encontra a verdade. “Conhecereis a verdade e a verdade v os libertará”. Quando seguimos o caminho e conhecemos a verdade nos tornamos livres da escravidão dos bens materiais, dos apegos que nos aprisionam, dos vícios dos quais somos escravos.
                Quem conhece o caminho e a verdade acaba por conhecer também a vida, começa a perceber outros prazeres, como a de uma caminhada à beira mar. Perceber as estrelas nas abóbadas dos céus, olhar o sol nascer, o sol se pôr.
                Conhecer a vida com Jesus é conhecê-la com abundância.
                Quando passarmos por todas essas etapas já chegamos ao Pai porque Deus está dentro de nós. As duas letras centrais de Deus são “eu”, ou seja, Ele está em os quando encontramos a paz.


Do livro: Terapêutica do Perdão – Aloísio Silva
imagem: google

Nenhum comentário: