- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
PODEM NOS TIRAR AS FLORES, MAS NUNCA A PRIMAVERA.

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O ESFORÇO PARA A REALIZAÇÃO DO GÊNERO DE PROVAS III

Cumprindo o Propósito Existencial
Nossa conscientização gera um prazer de nos auto-aprimorar, aumentando em nós, o prazer de sermos úteis, para nós mesmos, para o nosso próximo, enfim para a vida. Quando estabelecemos relações de prazer, de satisfação com as coisas que fazemos, tornamo-nos proativos em todas as circunstâncias.
            Cada um dos nossos atos leva a nossa impressão pessoal, estendendo-se de nós para as demais pessoas. Doamo-nos para os demais, estabelecendo o código determinado por Deus: é dando que se recebe.
            O ato de estendermo-nos para o outro, é fundamental para a realização do nosso propósito, porque vivemos em comunidade. Darmo-nos, distribuirmos os nossos valores, multiplicando-os entre aqueles que nos cercam, é a nossa destinação.
            Nas ações efetuadas por prazer, filhas do amor, vamos observar pessoas que estabelecem uma relação de profunda efetividade e afetividade com o seu trabalho, com a família, com a comunidade.
            Para essas pessoas, as atividades não pesam. Não é difícil encontrarem espaço e tempo para mais atividades, pois quando agem de forma proativa, produzem mais, em menos tempo, sem que isso pese, devido a alegria e felicidade que as atividades proporcionam, porque estão mergulhadas na sua essência e distribuindo-se plenamente.
            Quando elas se afastam desse estado, aprofundam-se nas questões egóicas, agitam-se, tornam-se reativas, permitindo-se problemas de todas as ordens.
            O movimento proativo acontece quando as pessoas vêem um sentido na vida e, por isso, se motivam, pela razão essencial de perceberem plenamente a vida. Quando não vêem um significado na vida, elas estão sempre reagindo nas circunstâncias em que a vida as convida a agir, e por ignorância do próprio ego, reagem até o momento em que despertam para o auto-encontro e passam a agir, buscando esforçar-se para realizar o propósito de suas existências.
            Quando elas se abrem, realizam. Quando se fecham, não realizam. Quando elas se abrem, são proativas, dominam as circunstâncias. Quando se fecham, estão reagindo e as circunstâncias as dominam, num movimento de inibição.
            O movimento essencial proativo é de expansão, começando pela própria essência e indo ao encontro de todos os que nos rodeiam. Efetivamente é o movimento único da vida, pois o movimento egóico é transitório e é transformado com o tempo. É um movimento de realização efetiva do nosso propósito existencial, pela abertura em direção ao essencial que nos proporciona.
            O movimento essencial proativo, caracterizado pelo esforço em realizar o propósito existencial, é um movimento de vida, que começa no núcleo do próprio ser, dirigindo-se ao universo, num movimento claro de expansão dos potenciais latentes no ser.
            Para desenvolver esse movimento essencial proativo e realizar o nosso propósito existencial, é fundamental o desenvolvimento da vontade.
                                                                               
Do livro: PSICOTERAPIA À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS
            Alírio de Cerqueira Filho                                       

Glitter Symbols - ImageChef.com

5 comentários:

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Olá Denise. Vim retribuir a visita ao Começar de Novo. Se ler a resposta ao seu comentário, vai estranhar, pois eu fico espantada com o seu regresso; isto, porque achei tratar-se de uma outra Denise, seguidora do Começar de Novo há muito tempo e que já não aparece há meses. Mas ao mesmo tempo fiquei feliz por ser Outra Denise, pois é sinal de que mais uma pessoa nos visitou e deixou a sua opinião. Volte mais vezes, certo? Adorei este texto e concordo que o esencial para nos doarmos à vida e aos outros é o desenvolvimento da vontade. Tudo podemos se quisermos. Um beijinho e até breve.
Emília

૨ѳઽαทg૯ℓα ℓ૯ઽઽα . disse...

Denise, obrigada pela visita e quero aproveitar para te dizer que seu blog tem uma luz muito forte e que traz muita paz .
um beijo e fique bem sempre !

Suely... disse...

Oi amiga tudo bem ? Vim agradecer a visita e matar a asaudades . .Um fim de semana de muita paz.Beijus no coraçaõ

Valéria disse...

Oiiii Denise!
Andei sumida, heim?
Mas voltei cheia de saudades!rsss
A escolha do texto perfeita!
Acho que praticar o desapego, buscar o próximo de coração e a essência das coisas nos proporciona uma vida mais saudável. Parece clichê, mas é a mais pura verdade.
Beijos e um fds iluminado!

Leo disse...

Nossa amiga, que lindo!!
Li e reli o I e o II muito bom!

Um grande abraço Denise,tenha um final de semana de muita paz!