Cumprindo o Propósito Existencial
“Cada um é o que lhe apraz e pelo que se esforça, não sendo facultado a ninguém o direito de queixa, face ao princípio de que todos os indivíduos dispõem dos mesmos recursos, das mesmas oportunidades, que empregam, segundo seu livre-arbítrio, naquilo que realmente lhes interessa e de onde retiram os proventos para sua própria sustentação. Como se semeie, da mesma forma se colherá.”
Todos nós estamos no mundo para cumprir o objetivo de Propósito Existencial, que existe em função da capacidade de sermos co-criadores em sintonia com a Consciência Cósmica Criadora da Vida.
A finalidade maior de nossa vida se constitui em sermos colaboradores de Deus, contribuindo para a construção de um mundo mais feliz e harmonioso.
Somente através do amor podemos criar, em torno de nós mesmos um mundo melhor, começando pelo nosso próprio mundo interior. Poderíamos dizer que esse é o propósito existencial de todo ser humano.
Será realizado de uma maneira própria, individualizada, pois somos seres únicos e temos uma particularidade que faz com que cada pessoa tenha um propósito todo pessoal. O objetivo é o mesmo, na essência: ser co-criador do amor em todas as nossas ações.
Quando estamos sintonizados com esse propósito existencial, toda a nossa vida torna-se criativa. Para sermos co-criadores, precisamos entrar em contato com a nossa competência essencial, oriunda da energia de amor que somos. Quando sintonizamos com esse amor, tudo flui dentro e em torno de nós.
Para que isso de dê, é fundamental a sintonia conosco mesmos, em Essência, para, a partir daí, sintonizarmos com Deus, permitindo que o fluxo criativo se torne realidade. Esse mecanismo está á disposição de todos nós. Somos essencialmente co-criadores. Somos potencialmente “boa terra”, pois nascemos no mundo para cumprir o propósito de realizar a nossa evolução, direcionando a nossa vida para o amor, para o bom, para o bem, para o belo, criando dentro e em torno de nós, um estado de harmonia e percebendo com isso, o verdadeiro sentido da vida.
Em cada existência vamos realizando essa evolução, efetivando experiências que concorrem para o aprimoramento de um determinado aspecto de nossa vida. Assim estaremos realizando a nossa evolução como seres imortais.
Quando estamos dessintonizados do nossos propósito existencial, interrompemos a nossa ligação com o fluxo criativo do universo, resultando num estado de desarmonia, de perda de sintonia com a Energia Cósmica Criadora. Isso representará uma desconexão com o verdadeiro sentido da nossa vida, gerando a infelicidade, a insatisfação, a falta de plenitude.
(continua)
Do livro: PSICOTERAPIA À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS
Alírio de Cerqueira Filho
2 comentários:
Oi Denise
primeiro quero agradecer sua doce visita no meu blog.
Segundo, quero dizer que gosto muito dos textos.. gosto e me interesso por tudo que fala sobre Espiritismo, reencarnação.
Tenho vários livros e muitos deles são sobre Espiritismo. Meus tios são espíritas, e dizem, sempre que me veêm, que eu deveria participar desenvolver a espiritualidade porque sou sensitiva... estou pensando seriamente nisso.
Abraços e tenha uma ótima semana.
Olá, querida
Apenas ore por mim neste momento de minha vida... vc me disse algo lindo num comentário mas eu reconheço que a minha força vem do ALTO...
Bjm de paz
Postar um comentário