- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


segunda-feira, 2 de maio de 2011

INFORMAR E CONSCIENTIZAR

                A verdade que conheceremos e nos libertará será sempre a verdade sobre nós mesmos, e a doutrina será uma senda segura para a aquisição dessa conquista na alma: a consciência de si que nos ensejará elementos para transitar na evolução com felicidade.
                Conscientizar é tomar contato com os conteúdos velados da mente estabelecendo conexão com o ser divino que há em nós. Tomemos como exemplo e orgulho: sabemos que somos orgulhosos, estamos informados disso, mas não temos consciência plena de suas manifestações, dos detalhes de sua ação. Essa a diferença entre conhecer e saber.
                A conscientização surge quando aprendemos a utilizar a informação para a transformação.
                A informação é atividade cognitiva que só abrirá portas para a conscientização quando houver o aporte dos processos renovadores da sensibilidade humana.
                O conhecimento é capaz de acionar desejos novos, excitar planos e mudanças, mas somente o sentimento é capaz de movimentar a vontade firme para manter e concretizar caminhos novos.
                Para a melhora espiritual, é imperioso habituarmo-nos à constante lealdade consciencial, a fim de exercer avaliações sobre qual é nossa verdadeira condição espiritual.
                Uma criatura informada poderá realizar amplos vôos nas realizações do bem, entretanto, somente os conscientizados saberão como usar essas realizações para sua libertação pessoal.
                Conhecer é ter opções, mas só a conscientização oferece respostas.

Do livro: MEREÇA SER FELIZ – Superando as ilusões do orgulho
Wanderley S. de Oliveira – Espírito Ermance Dufaux

2 comentários:

Élys disse...

A informação sempre será necessária, mas é muito importante a conscientização para algo realizar.
Beijos.

Lena disse...

Oi, Denise
Andei sumida, mudando de casa, muita bagunça, mas muita felicidade. Obrigada pelo lindo troféu. Já vou carregando pro "Além das Nuvens" pq a Maria José me deu outro igual especificamente pro Amadeirado.
Valeu! Te gosto muito. Beijos!