- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CAMUFLAGENS E PROJEÇÕES IV


  
Eduquemo-nos para essa viagem ao mundo subjetivo do espírito,em plena carne, porém lúcidos e em estado de alerta mental. Aprendamos a comparar-nos com o velho, o doente, o sábio sem diplomas, a quem ninguém quer se comparar, ou ainda com aqueles que agora estão no arrependimento sobre um leito de dor, sem tempo e sem mais opções de progresso, esperando a presença da morte para ajuizar sobre seu futuro. Comparemo-nos com aqueles que agora se encontram no ocaso da vida, avaliando sua existência com enorme sentimento de perda, asilando uma frágil esperança de paz para sua consciência. Avaliemo-nos no momento atual, frente àqueles que renascerão em situações mais dolorosas e que revoltam e odeiam a vida, dispostos a qualquer ato infeliz.
                Reflitamos sempre, em nossas comparações, nos que têm menos, nos menos apreciados pelo mundo social, elastecendo a sensibilidade para o que se passa invisível aos olhos comuns, e perceberemos lições estimuladores e preenchedoras de júbilo com o que somos e temos.
                Aliás, sem exageros, o que destacamos de menos bom em nosso próximo quase sempre trazemos em nós mesmos. Se não for uma experiência do presente poderá ser uma imperfeição de outrora que, embora vencida ou dominada, tem registros claros na intimidade que facilitam percebê-la em outras pessoas na atual existência, com fins reeducativos.
                Vejamos as camuflagens e projeções como etapas do aprendizado afetivo, fenômenos comuns do sentimento humano, mas que carecem educação e responsabilidade para serem conduzidos a fins superiores. São processos de defesa da mente para abrandar a angústia da inferioridade humana que com o tempo superaremos.
                Na mediada em que lhes entendemos a forma de exprimir na personalidade, dilatamos as chances de autoconhecimento, pois são pistas sobre nós mesmos. O que tentamos esconder ou projetamos no mundo das formas são expressões do mundo profundo e podem ser fortes aliados no bom combate, naquele que consiste em lutarmos conosco mesmo, transformando hábitos e edificando sentimentos mais afinados com o verdadeiro amor.
                Circunspecção deve significar acolhimento fraternal para propiciar as condições ao freqüentador para ter as possibilidades de fazer esse mergulho em si mesmo, sem perder-se nos sentimentos de insuficiência, decepção e tristeza.
                Circunspecção quer dizer exame demorado, atenção, prudência, o que nos leva a concluir que esse acolhimento, essa recepção é um serviço do tempo para o bem de todos, mas não pode deixar de ser feita, porque se analisarmos bem. O movimento espírita é um somatório geral de todas as nossas qualidades e esforços, mas também das projeções e camuflagens.

Do livro: MEREÇA SER FELIZ – Superando as ilusões do orgulho
Wanderley S. de Oliveira – Espírito Ermance Dufaux                

Glitter Symbols - ImageChef.com




4 comentários:

Lena disse...

Denise,
Perfeito o post, extremamente informativo e elucidativo!
Esse mês o Amadeirado está todo enfeitado de rosas, tulipas e outras flores e estou homenageando Rubem Alves, esse grande escritor de nosso tempo. Te espero lá, meu doce, pra vc comemorar comigo os 700 amigos seguidores. Vc faz parte dessa conquista, com seus comentários repletos de conteúdo e carinho! Te amo, de verdade. Beijokas e um lindo final de semana! Te espero!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Importante, e bem elaborado, esse texto que cujo conteúdo deve estar sempre presente no nosso "repensar" a vida, nos momentos periódicos de reflexão.
Fraterno abraço, Denise.
Lucia

Vera Lúcia disse...

Olá Denise,
Obrigada pela visita e comentário.
Gostei muito do texto e vou voltar com calma para ler os anteriores, que são correlatos ao tema.
Beijo.

Anônimo disse...

Denise irmã,

"Agradecer a Paciência"....Imagine!!!
Eu sempre adorei os textos do seu abençoado espaço, é que estive sumida por uns tempos porque o pessoal aqui de casa entrou num ritmo de férias, primeiro as crianças em Julho, e depois meu marido em Agosto, e ficou difícil me inteirar das postagens dos meus blogs amigos, mas agora estou no ritmo!!!

Belíssimo final, fechado com chave de ouro.
Concordo plenamente que todas as camuflagens e projeções que fazemos na vida, são defesas da nossa mente que ainda se encontra em processo de aprendizado.
Ainda é muito difícil para nós, passarmos por uma existência completamente nulos de muitos papéis que interpretamos na vida.
A existência física ainda é um grande processo de maturidade do nosso espírito.
Somente quando conseguirmos viver plenamente de acordo com as Leis do Universo e compreendê-las muito bem, estaremos dando um grande salto em nossa evolução.
Mas tudo tem seu tempo, o Universo é sábio.......dando um passo de cada vez e crescendo em nosso interior, estaremos cada vez mais próximos do Pai.

Um beijo enorme em seu coração!!!