- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 6 de maio de 2011

DOENÇA E SAÚDE

            Saúde é o estado ideal da vida. Doença é ocorrência vibratória perturbadora, mudança de comportamento na organização molecular indivíduo ou no seu psiquismo em processo de amadurecimento.
            Essa distonia no mecanismo sutil do ser, abrindo espaços para a manifestação e proliferação dos processos degenerativos, tem sua sede nas intrincadas malhas do Espírito, em si mesmo herdeiro dos atos que o acompanham na larga trajetória da evolução, sempre responsável pelo que é e pelo que se candidata a conseguir.
            A doença, no entanto, nem sempre representa estado de calamidade na maquinaria orgânica ou nos equipamentos responsáveis pelas expressões da inteligência, do pensamento, da emoção. Quando bem entendida e direcionada para finalidades superiores, que são conseguidas por meio da reflexão, do amadurecimento das idéias, pode ser considerada, em muitos casos, como terapia preventiva a males piores - os de natureza moral, espiritual significativa – advertindo, que a organização somática é sempre uma indumentária de breve duração e que o ser, em si mesmo, é que merece todo o investimento de preocupação e esforço iluminativo, preservador.
            A fatalidade da vida estabelece equilíbrio, harmonia e perfeição, porque o ser é rebelde ou descuidado, transitando por estágios de desajustes que abrem campo para a instalação das doenças.
            A saúde resulta de uma bem dosada quota de valores mentais em consonância com a estabilidade física e a ordem psicológica, que produzem o clima de vitalidade responsável pela funcionalidade do corpo. Qualquer alteração nos equipamentos sensíveis da maquinaria fisiopsíquica e logo surge um campo propiciatório à manifestação da doença. Nesse sentido, a área psíquica é portadora de grande responsabilidade, porque é graças à sua vibração – encarregada de manter o perfeito entrosamento entre as manifestações físicas, emocionais e mentais – que as ocorrências nas diferentes expressões podem sofrer alteração.
            A educação mental, que resulta do esforço pelo cultivo das idéias edificantes, torna-se de alta validade no processo de uma existência saudável, geradora de futuros comportamentos orgânicos e psíquicos, que sempre produzirão bem-estar e felicidade. O mesmo ocorre quando se instalam hábitos mentais perturbadores, que produzem desconforto emocional, campo físico vulnerável à instalação de agentes microbianos degenerativos, perturbações psíquicas lamentáveis, que se transferem de uma para outra existência corporal, como fruto da Lei de Causa e Efeito.
            Todo o esforço, portanto, para ter preservada a mente da invasão de idéias portadoras de energias desequilibrantes, torna-se psicoterapia preventiva, responsável peal vida sã.

Do livro: VIDA: DESAFIOS E SOLUÇÕES
DIVALDO P. FRANCO/JOANNA DE ÂNGELIS

5 comentários:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Denise.

Adorei seu texto. Ele me fez lembrar de várias fases da minha vida, cujas consequências foram coerentes com a sua palestra.

Eu respeito todas as religiões e não sigo nenhuma, mas já tive várias experiências fantásticas, quando frequentei um templo Kardecista no Bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Primeiramente, o que me conquistou na doutrina Espírita, foi o fato de não só falarem em Cristo, mas de praticarem Cristo.
Lá, a teoria é colocada em prática, em função do próximo.

As pessoas se doam... Estendem a mão, arregaçam as mangas para a ação humanitária.

Ali, era difícil não me emocionar. Quando o palestrante falava, o amor que ele transmitia em suas palavras era tanto, que eu captava aquela energia toda, e as lágrimas rolavam soltas.

A alma ficava lavada, e meu único desejo era agradecer por estar ali, naquele momento!

Depois que me mudei de BH, ficou inviável a minha frequência.
----------------------------------

Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário. Eu também nunca tinha ouvido nada sobre isso.

Quando eu tiver oportunidade de voltar naquele templo sagrado, quero relatar tal experiência.

Um grande abraço.
Tenha um lindo fim de semana, com a paz de Cristo.

Lena disse...

Denise,
Pra variar seus textos são extremamente elucidativos. Gostei muito principalmente na questão de não ver a doença sempre como uma vilã mas como algum aviso de que algo não está lá muito legal e que talvez precisamos passar por alguma indisposição para evitar males maiores.
Sou leiga, não entendo muito bem esses lances, mas o que senti foi isso e é com isso que vou prestar mais atenção!
Valeu!!!
Bjkas e um blo fim de semana!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Oi Denise. Como espírita que sou, posso lhe dizer que seu blog é uma verdadeira aula sobre a nossa Doutrina. Amiga, vim lhe pedir um favor. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

Alma Aprendiz disse...

Olá amiga!
Que texto nobre e quantas verdades!
Como disse nossa amiga Maria José,seu blog é uma grande escola de conhecimentos sobre a doutrina.
Parabéns pelo trabalho!
Feliz dia das mães!
Beijossssssssssssss

Anônimo disse...

Denise querida,

Que Saudades amiga!!!
Estava postando minha participação na "Teia Ambiental" e vim te visitar.

Esta mensagem descreve TUDO que penso e ACREDITO... quantas VERDADES!!!
Parabéns ....

Ficarei ausente mais alguns dias (estou colocando as coisas em ordem ainda), mas logo retornarei.
Durante este período, te desejo dias abençoados.
Um grande beijo em seu coração!