- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EXPIAÇÕES E PROVAÇÕES COMO INSTRUMENTO DE EVOLUÇÃO I

            “Como luz nos resfolhos da consciência adormecida o que deve ou não fazer, cabe-lhe aplicar com correção os impulsos que o propelem ao avanço de acordo com o que deve ou não realizar, de forma a conseguir harmonia (ausência de culpa). Toda vez que se equivoca ou propositadamente erra, repete a experiência até corrigi-la (provação) e, se insiste teimosamente no desacerto, expunge-o em mecanismos de dor sem alternativa ou escolha (expiação).”
            A vida se constitui num educandário de amor. Evoluir pelo amor, será sempre a primeira opção que Deus nos facultará. Nesse mecanismo estaremos passando por provas onde erraremos ou acertaremos. Ao errar, seremos convidados a repetir a lição. Quando acertamos, interiorizamos a experiência e ascendemos. O problema é que, devido a utilização inadequada de nosso livre-arbítrio, queremos permanecer no erro e nos rebelamos contra as próprias Leis Divinas. O livre-arbítrio se torna motivo de “escândalos”. Nessas situações a dor surge, criando, para nós, as expiações.
            Muitas pessoas acreditam que as expiações, pelo fato de serem dolorosas, são punições que Deus aplica às suas criaturas. Na verdade Deus não pune nenhum de nós. Ele quer que todos os seus filhos evoluam. Por isso, o amor é a primeira opção de evolução. Deus sempre nos convocará, primeiro, á educação pelo amor. Se nos rebelarmos e não quisermos nos educar pelo amor, seremos convidados a nos reeducar através da dor, em mecanismos expiatórios.
            Após o arrependimento, surge a necessidade da expiação. O arrependimento é o instante do reconhecimento dos erros praticados. A criatura reconhece que não agiu bem. Ao reconhecer que não agiu bem, arrepende-se e passa a buscar um modo de reparar as suas ações.
            A expiação é uma responsabilização por aquilo que ela fez, para reparar posteriormente as ações. A expiação não significa um sofrimento. É apenas um reconhecimento e um retorno ao caminho correto da vida, à Essência do amor. Ela sempre é dolorosa, o grau de sofrimento vai depender do espírito que está a expiar.
            Por isso é que a expiação não tem a ver com a concepção, imposta durante muito tempo, pelas religiões cristãs, devido à deturpação das palavras de Jesus. Desta forma, a expiação foi correlacionada ao pecado e à culpa, passando a significar autoflagício, no qual a pessoa buscava expiar em suas culpas, aplicando-se penitências, submetendo-se a um sofrimento pretensamente purificador dos pecados.


(continua)

Do livro: PSICOTERAPIA À LUZ DO EVANGELHO DE JESUS
            Alírio de Cerqueira Filho                                           

Glitter Symbols - ImageChef.com

4 comentários:

Go Artes disse...

Olá Denise,
Que texto lindo e esclarecedor.
Como é bom vir aqui e receber tanta luz!
Xerokas fraternas
Go

blog da Paraguassu disse...

Olá Denise,
Fiquei muito feliz com seu comentário em meu blog. Seja sempre bem-vinda, amiga querida.
Com relação à sua postagem, nossa evolução e progresso espiritual está na razão direta de nossa conscientização de que é necessária a reforma íntima que nos dê condições de exercitar o amor incondicional por nossos semelhantes.
Um super beijo pra você.
Maria Paraguassu.

Simone butterfly disse...

oi Querida amiga Denise, fico muito feliz pela visita, que bom que gostou das fotos no zoôlogico. Respodendo sua pergunta é o Zoôlogico de Brasília! beijos e obrigada por visitar e comentar no meu cantinho!
Seu blog também está de ´parabéns! beijos

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida Amiga
Abraço amigo de muito boa tarde!
Hoje vim falar um pouquinho desta palavrinha magica que e a amizade.
Pois;
Amizade é um laço fraterno que vai se conquistando pouco a pouco.
Amizade é um elo de Amor que vai se fortalecendo dia apôs dia.
Amizade requer uma sabedoria toda própria, para que ela cresça e amadureça.
Amizade é um sentimento de Amor que é perseverante nela mesma.
O que seria de nós sem este elo de Amor!
A amizade
Abraço amigo
Maria Alice