- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NEURASTENIA III

Terapia para a Neurastenia

            É indispensável que o neurastênico reconheça o estado em que se encontra e opte pela ajuda que lhe será valiosa, predispondo-se à aceitação do tratamento.
            Mediante os estímulos novos do psicoterapeuta ocorre a remoção da culpa e dos tormentos internos, através de uma análise da realidade em que o paciente se encontra, altera-se-lhe o anterior impulso para o trabalho como realização punitiva, abrindo-lhe campo não experimentado de prazer durante a execução das atividades.
            A conversa com o psicoterapeuta o levará à aceitação da própria realidade e à renovação dos conceitos existenciais favoráveis ao bem-estar.
            Como podem suceder recidivas, o psicoterapeuta deverá recorrer ao encorajamento constante do paciente sem exageros, transformando o distúrbio em quesito de menor importância, de maneira que possa experimentar alegria sem agitação a que se entregava e na qual parecia satisfeito.
            A bioenergia é valiosa no processo de recuperação, de forma que ocorra a renovação interior e se robusteçam as disposições íntimas para a saúde.
            O neurastênico espera sempre encontrar compreensão de todos, o que nem sempre é possível, tendo em vista as dificuldades que assinalam as demais pessoas. No entanto, é sempre viável a cooperação dos mais próximos.
            Com a visão diferente a respeito do mundo transitório e a certeza da imortalidade do espírito, os horizontes a serem conquistados se ampliam e o indivíduo torna-se mais alegre.
            Desse modo, o neurastênico adquire autoconfiança e o repouso torna-se-lhe refazente, permitindo que os fenômenos de perturbação cedam lugar ao equilíbrio e instale-se-lhe a saúde emocional.

Do livro: CONFLITOS EXISTENCIAIS

Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis


2 comentários:

História do Espiritismo disse...

Parabéns pelo blog! Gostei muito daquele selo "Leia Kardec" que está na parte de baixo do seu blog. Você me autoriza a colocá-lo no meu blog?

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Denise.
Quantas mensagens lindas encontrei aqui no seu espaço e também muitas mensagens preciosas para o meu aprendizado.
Estou aqui para desejar um Natal abençoado para você e sua família.
E em 2011 que será um ano de grandes transformações, desejo muita saúde e que somente coisas boas e positivas venham ao seu encontro.
Obrigada por tudo!

"FELIZ NATAL" e "MARAVILHOSO 2011"

Um grande beijo em seu coração!