- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 11 de agosto de 2013

O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO

Emmanuel                                       
Muitas vezes, disse-nos o Senhor: - “O Reino de Deus está próximo.”
E até hoje milhares de criaturas aguardam-lhe a vinda, através de espetaculosos eventos exteriores.
Muitos esperam-no, por intermédio de cataclismos inomináveis e mentalizam telas fantasmagóricas, incompatíveis com a Divina Misericórdia que nos preside os destinos...
Trovões ribombando no firmamento...
Maremotos e terremotos...
Raios destruidores a se derramarem do céu...
Multidões amotinadas promovendo devastações e ruínas...
Fluidos comburentes na atmosfera, transformando-a em fogo devorador...
Bombas fulminantes aniquilando nações inteiras...
E contam, quase sempre, com o absurdo e com o fantástico, para que se sintam no portal da grande transformação.
Sem dúvida que semelhantes flagelos podem sobrevir a qualquer momento na experiência das criaturas e no campo da natureza, contudo, longe de significarem o Reino Divino apenas revelam imperativos de nova luta e com serviço mais áspero para quantos se enfileiram nos quadros evolutivos da Humanidade.
O Reino de Deus está próximo, sim, mas, antes de tudo, em nossa capacidade de construí-lo por dentro de nós, através do céu que possamos oferecer à alma do próximo.
Atendamos ao cumprimento do dever que a vida nos atribui, colaborando quanto possível pela vitória do bem a atender o amor que o Mestre nos legou e alcançaremos, com a urgência possível, o clima celestial para nós e para os outros.
É por isso que Jesus igualmente foi positivo e justo quando afirmou: “Quando se vos disser o Reino de Deus permanece ali ou acolá não acrediteis, porque, em verdade, o Reino de Deus está dentro de vós.”

Fonte: Irmão – Chico Xavier/Espíritos Diversos

Comentários Haroldo Dutra Dias


Emmanuel faz referência a um versículo do Evangelho que pode ser encontrado em Marcos (1:15), Mateus (4:17) e Lucas (17:21): O reino de Deus não vem de modo visível, nem dirão, vede aqui ou vede ali, pois o reino de Deus está dentro de nós. Marcos diz: está completado o tempo e está próximo o reino de Deus, arrependei-vos e crede no evangelho. O evangelho de Marcos é uma transcrição da memória e da experiência de Pedro, é um evangelho dinâmico. Marcos conta um caso após o outro, uma ação após a outra. É como se você presenciasse um filme de ação bastante movimentado. No evangelho de Marcos, vamos encontrar Jesus agindo, agindo, agindo aqui e acolá, dando um evangelho colorido. E desse texto fundamental do capítulo 1, o reino de Deus está próximo, Emmanuel sutilmente conecta esse versículo com o do capítulo 17 de Lucas, para dizer que se o Reino de Deus está próximo, ele não é encontrado fora, mas dentro de nós. Assim, se nesse momento de transição nós podemos esperar alguns cataclismos, algumas dificuldades individuais e coletivas, é preciso considerar que a misericórdia divina preside os destinos individuais e coletivos. De modo que seria muito importante interpretarmos essa lição como de transformação pessoal: o reino de Deus que está próximo é aquele que vai se implantar no coração de cada um de nós. Essa ligação que Emmanuel faz de duas passagens do evangelho, mostra a sutileza, a metodologia e a beleza do seu comentário. É por essa razão que nós espíritas devemos evitar as interpretações catastróficas e precisamos, nesse momento de transição planetária, confiarmos na misericórdia divina, que sempre abre caminhos infinitos ao progresso. E se o nosso coração estiver receptivo, se a nossa alma esvaziar-se da teimosia a bondade de Deus reservará caminhos menos ásperos para todos nós. Porque se edificarmos o reino de Deus na intimidade do coração, não necessitaremos de nenhum mister para acordar o nosso espírito.


x_3c9af347

2 comentários:

PAULO TAMBURRO. disse...

DENISE,

já sou seu seguidor há algum tempo e, sempre passo por aqui e creia,saio com muito mais luz e tranquilidade interior,daqui.

Um abração carioca.

Go Artes disse...

Como é salutar lhe visitar e ler textos que nos engrandece o espírito, nos elucidando como devemos agir para chegarmos ao Reino de Deus!

Xerocas carinhosas e muita paz!