Colocar restrições às emoções é como querer segurar
as ondas do mar, enquanto colocar restrições ao comportamento humano é
perfeitamente possível e válido. São os comportamentos adequados que promovem o
bem-estar dos grupos sociais e, inquestionavelmente, são necessários à harmonia
da comunidade.
As emoções são simplesmente emoções. É
importantíssimo aprendermos a perdoar e sermos compreensivos, desde que façamos
isso agindo por livre escolha, não por medo ou por autonegação emocional. Na
maioria dos casos, damos a outra face, não por uma capacidade de livre
expressão e consciência, mas usando falsas atitudes de compreensão e
espontaneidade.
Para que nossos atos e comportamentos sejam
verdadeiros, as emoções devem ser percebidas como são e totalmente reconhecidas
pela nossa personalidade, a fim de que nossa expressão seja natural, fácil e
apropriada às situações.
Identificar uma emoção é diferente de suportá-la. Na
identificação, nós a reconhecemos e, a partir daí, agimos ou não; suportar a
emoção significa ignorá-la ou simplesmente tentar eliminá-la.
Censurar as emoções é ilusão; seria o mesmo que
censurar a próprias natureza. Habitualmente, os pais costumam repreender o
filho dizendo que não deveria ter raiva ou medo. Por certo, condenam as
crianças por essas emoções e as obrigam a escondê-las, porém eles não conseguem
extirpá-las. Ao punirem seus filhos, por estes expressarem suas emoções
naturais, talvez não estejam usando o melhor método educativo. Não seria melhor
ensinar-lhes os códigos do bom comportamento social, deixando que seu modo de
ser flua com naturalidade e equilíbrio, sem anular a personalidade ou torná-los
submissos?
(continua)
(continua)
Do
livro: As Dores da Alma – Francisco do Espírito Santo Neto/Hammed
2 comentários:
boa noite Denise tudo bem ?
uma boa semana
forte abraço
elisa
Quando será que irão perceber que a crença na unicidade da existência é apenas uma convenção social?
Há muito que a espiritualidade superior espera por esse avanço da humanidade e pelo desfazimento dessa ilusão.
Beijos.
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