- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

TEMPO DE PERSEVERAR

                É inegável que a modernidade trouxe consigo grandes benefícios para a humanidade. Hoje, temos acesso a pessoas, informações e produtos de maneira quase instantânea. Distâncias e temos foram virtualmente eliminados. Essa nova realidade, contudo, tem também os seus contratempos.
                Zygmunt Bauman, ilustre sociólogo polonês criador do conceito de “modernidade líquida” e um dos mais influentes pensadores da atualidade, afirmou em recente visita ao Brasil: “Se demoramos mais de um minuto para acessar a internet quando ligamos o computador, ficamos furiosos. Um minuto só! Nosso limiar de paciência diminuiu. Outra coisa é a persistência. Conseguir algo contém em si um número de fracassos que faz com que você perca tempo e tenha que recomeçar do zero. E isso é muito complicado. Não é fácil manter essa persistência nesse ambiente com tanto ruído e tantas informações que fluem ao mesmo tempo de todos os lados.
                O ser urbano e globalizado da atualidade vai, cada vez mais, perdendo contato com os ciclos e processos naturais de desenvolvimento presentes em cada aspecto da natureza, passando a acreditar que todos os mecanismos da vida são regidos pela mesma velocidade do mundo em que está inserido. Em termos de conquistas espirituais, no entanto, o processo é muito diverso, como nos adverte o benfeitor Emmanuel: “Não te creias capaz de trair o espírito de sequência que rege todas as forças e todas as tarefas da natureza”.
                É por alimentarem a ilusão de que as aparentes facilidades da modernidade estarão também presentes na busca pelos valores eternos que muitos se frustram e acabam desistindo ante os primeiros obstáculos encontrados, perdendo preciosas oportunidades de crescimento espiritual. Tudo que traga consigo algum tipo de dificuldade ou exija uma maior cota de sacrifício e de tempo para ser alcançado é então descartado, tido como inconveniente, valorizando-se assim, na maioria das vezes, as conquistas transitórias em detrimento das imperecíveis.
                Disse-nos, porém, o Mestre: “quem perseverar até ao fim, esse será salvo”. O termo utilizado pelo evangelista, traduzido no texto como perseverar, está vinculado à palavra grega hypomoné, de significação ampla, à qual também se podem relacionar, além da perseverança, a resistência, a firmeza e a paciência. Por essa razão, ora é traduzida nos evangelhos como perseverança, cora como paciência. Fica assim evidenciada a profunda ligação entre estas duas virtudes, definidas por Jesus como essenciais para a salvação, isto é, para a redenção espiritual do ser. Complementa ainda Emmanuel: “O tempo não respeita as edificações que não ajudou a fazer. Sem o concurso do tempo, secundado pela perseverança e pela paciência, não existem deificações reais para o espírito.
                As Leis Divinas não se harmonizam com privilégios ou subterfúgios. A questão é de vontade e esforço pessoal, de saber perseverar, com paciência, até à conquista dos valores imortais. Para todo aquele, pois, que se propõe a seguir as pegadas imperecíveis do Divino Mestre, ecoam, pelos séculos afora, as sublimes palavras: “Com a vossa perseverança adquiram as vossas almas”.

Artur Valadares 


Fonte: Jornal Tribuna do Espiritismo – nov/2015
imagem: google

2 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Pois é cara amiga Denise, as pessoas estão perdendo a paciência e ficando intranquilas diante de qualquer imprevisto. Estamos valorizando, sobremaneira, o efêmero e o supérfluo em detrimentos dos valores eternos.
Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana.

Evanir disse...

Nesse Domingo
Tenho o privilégio de te abraçar
depois de uma longa pausa.
Nesse Domingo
Um motivo especial me fez
visitar da forma que posso.
Saudades..esse foi o motivo.
Agradeço pelo carinho da sua doce amizade.
Amizade é o amor mais bonito e talvez o
mais duradouro que se pode ter por alguém ..
Um Domingo abençoado.
Uma nova semana de vitórias .
Abraços sinceros e carinhoso.
Evanir..
Pelos caminhos da Luz..