Cap.
VIII – Item 4
O amor é a base do
ensino.
Professor e aluno,
cooperação mútua.
O auto-aprimoramento
será sempre espontâneo.
Disciplina excessiva,
caminho de violência.
A curiosidade
construtiva ajuda o aprendizado.
Indagação ociosa,
dúvida enfermiça.
Egoísmo n’alma gera
temor e insegurança.
Evangelho no coração,
coragem na consciência.
Cada criatura é um
mundo particular de trabalho e experiência.
Não existe vocação
compulsória.
Toda aula deve nascer
do sentimento.
Automatismo na
instrução, gelo na idéia.
A educação real não
recompensa nem castiga.
A lição inicial do
instrutor envolve em si mesma a responsabilidade pessoal do aprendiz.
Os desvios da
infância e da juventude refletem os desvios da madureza.
Aproveitamento do
estudante, eficiência do mestre.
Maternidade e
paternidade são magistérios sublimes.
Lar, primeira escola;
pais, primeiros professores; primeiro dia de vida, primeira aula do filho.
Pais e educadores! Se
o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve unir-se
à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as
esferas superiores de Vida.
André Luiz
Fonte:
O Espírito da Verdade
Francisco
Cândido Xavier - Waldo Vieira
imagem: google
2 comentários:
A educação não existe sem amor, bem verdade.
Obrigado pela mensagem.
Beijo
Oi minha querida!
Adorei, precisamos recuperar essa contribuição que o professor dá para o aluno, e que o aluno dá para o professor. Um não é nada sem o outro, é preciso recuperarmos o respeito no ser humano... ;)
Beijo, beijo!
She
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