Um governante, rígido na forma de governar e cruel na forma de agir, soube que existia um sábio que tudo adivinhava. Ele era muito conhecido pela bondade que espalhava por onde passava. Todos comentavam sobre suas façanhas.
O governante, invejoso da fama do sábio, resolveu desafiá-lo e desmascará-lo. Mandou que seus soldados trouxessem o homem velho e sábio à sua presença. Frente ao sábio, o governante com um pequeno pássaro nas mãos lhe diz:
- Dizem que és um homem sábio, bondoso e tudo adivinha. Por isso, se conseguir adivinhar o que tenho nas mãos dou-lhe a liberdade novamente, se não conseguires morrerá nas masmorras do castelo. Tenho nas mãos um pássaro morto ou um pássaro vivo?
Se o sábio dissesse morto, o governante abriria a mão e o pássaro ganharia a liberdade. Se respondesse vivo, o cruel governante esmagaria o pássaro com seus dedos e o apresentaria morto. Então o velho sábio pensou, pensou e lhe respondeu:
- Assim como ocorre com a sua vida, o destino está em suas mãos. Se quiseres ser justo, colherás justiça ao soltar o pássaro. Se fores cruel, colherás a dor ao esmagar o pássaro que se encontra em suas mãos.
Do livro: Terapêutica do Perdão – Aloísio Silva
6 comentários:
Uma bela lição!! Adoro essas histórias, aprendo muito com elas, amiga!!
Tenha uma semana iluminada!!
Beijos!♥
A sabedoria cabe em qualquer situação.
Adorei esse texto , Denise !
muito reflexivo .
Um beijo grande !
Adorei!!! Refleti muito sobre os pássaros que esmaguei ate hj...preciso rever meus conceitos
bjs
Que belo texto Denise!
Obrigada por compartilhar.
Um grande abraço e muita paz.
História linda, que nos leva a refletir sobre muitas atitudes do dia-a-dia! Excelente post! Denise, posso contar com teu voto no TopBlogBrasil? Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Bom dia Denise,
excelente lição passa-nos este texto.
Tenho andado meio sumido não?! É a correria... rsrsrsr.
Só hoje vi que mudou o cabeçalho do blog.
Abraços, saúde e paz interior.
Postar um comentário