- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

HISTÓRIA - Além das Aparências


                Há muitos anos, numa pobre aldeia chinesa, vivia um lavrador com seu filho. Seu único bem material, além da terra e da pequena casa de palha, era um cavalo que havia sido herdado de seu pai.
                Um belo dia, o cavalo fugiu, deixando o homem sem o animal para lavrar a terra. Seus vizinhos – que o respeitavam muito por sua honestidade e diligência – vieram até sua casa para dizer o quando lamentavam o ocorrido. Ele agradeceu a visita, mas perguntou:
                - Como vocês podem saber que o que ocorreu foi uma desgraça na minha vida?
                Alguém comentou baixinho co um amigo: ele não quer aceitar a realidade, deixemos que pense o que quiser, desde que não se entristeça com o ocorrido.
                E os vizinhos foram embora, fingindo concordar com o que haviam escutado.
                Uma semana depois, o cavalo retornou ao estábulo, mas não vinha sozinho; trazia uma bela égua como companhia. Ao saber disso, os habitantes da aldeia – alvoroçados, porque só agora entendiam a resposta que o homem lhes havia dado – retornaram à casa do lavrador, para cumprimentá-lo pela sua sorte.
                - Você antes tinha apenas um cavalo, e agora possui dois. Parabéns! – disseram.
                - Muitos obrigado pela visita pela solidariedade de vocês – respondeu o lavrador. Mas como pode saber que o que correu é uma bênção na minha vida?
                Desconcertados, e achando que o homem estava ficando louco, os vizinhos foram embora, comentando no caminho será que este homem não entende que Deus lhe enviou um presente?
                Passado um mês, o filho do lavrador resolveu domesticar a égua. Mas o animal saltou de maneira inesperada, e o rapaz caiu de mau jeito, quebrando uma perna.
                Os vizinhos retornaram à casa do lavrador – levando presentes para o moço ferido. O prefeito da aldeia, solenemente, apresentou as condolências ao pai, dizendo que todos estavam muito tristes com o que tinha acontecido.
                O homem agradeceu a visita e o carinho de todos. Mas perguntou:
                - Como vocês podem saber se o que ocorreu foi uma desgraça na minha vida?
                Esta frase deixou a todos estupefatos, pois ninguém pode ter a menor dúvida que um acidente com um filho é uma verdadeira tragédia. Ao saírem da casa do lavrador, diziam uma aos outros: o homem enlouqueceu mesmo; seu único filho pode ficar coxo para sempre, e ele ainda tem dúvidas se o que ocorreu é uma desgraça.
                Alguns meses transcorreram, e o Japão declarou guerra contra a China. Os emissários do imperador percorreram todo o país em busca de jovens saudáveis para serem enviados à frente de batalha. Ao chegarem na aldeia, recrutaram todos os rapazes, exceto o filho do lavrador, que estava com uma perna quebrada.
                Nenhum dos rapazes retornou vivo. O filho se recuperou, os dois animais deram crias que foram vendidas e renderam um bom dinheiro. O lavrador passou a visitar seus vizinhos para consolá-los e ajudá-los – já que tinham se mostrado solidários com ele em todos os momentos.
                Sempre que algum deles se queixava, o lavrador dizia: como sabe se isso é uma desgraça? Se alguém se alegrava muito, ele perguntava: como sabem se isso é uma benção? E os homens daquela aldeia entenderam que, além das aparências, a vida tem outros significados.

Coluna Paulo Coelho
Revista Bem Estar – 13/5/2012 – encarte do Jornal Diário da Região
São José do Rio Preto

x_3c9af6bf

Um comentário:

Dilmar Gomes disse...

Amiga Denise, texto de grande sabedoria. Um abraço. Tenhas uma linda semana.